Resultado online:

Entrar

Notícias


20. nov. 2017

Entendendo o resultado do exame PSA

O câncer de próstata é uma das principais causas de mortalidade masculina. A dosagem do antígeno específico da próstata (PSA) presente em soro é um marcador amplamente utilizado na detecção precoce do câncer de próstata.

Mas o que significa PSA?

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. Um nível de PSA considerado saudável para os homens geralmente é inferior que 4 ng/ml , aumentos consideráveis no nível dessa substância no organismo aumentam proporcionalmente o risco de câncer.

 

É importante lembrar que: o exame de sangue PSA não substitui o exame de toque retal.

Caso sejam encontradas anormalidades nos resultados dos exames, o médico ainda poderá solicitar a biópsia do órgão para análise e confirmação do diagnóstico.

Como eu sei o meu nível de PSA?

O nível de PSA do paciente pode ser avaliado através de exame de sangue, este, além de identificar possíveis alterações na próstata também é capaz de detectar doenças como a prostatite e a hipertrofia benigna da próstata.

Atualmente os exames mais utilizados para o diagnóstico precoce do câncer de próstata são: PSA LIVRE, PSA TOTAL, PHI e 4KSCORE, abaixo você encontra uma breve explicação sobre cada exame.

Cadastre-se e receba as novidades do nosso informativo no seu e-mail: