Notícias


26. Oct. 2016

DB passa a realizar o exame Toxicológico de larga janela de detecção (Exame do cabelo).

Desde março de 2016 a Lei federal 13.103 determinou a obrigatoriedade do exame toxicológico com larga janela de detecção, popularmente conhecido como exame do cabelo para emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, assim como na pré-admissão e no desligamento dos motoristas contratados de acordo com a CLT.

O laboratório realizador precisa ser certificado pelo CAP, a cadeia de custódia deve ser garantida, as amostras devem ser enviadas em duplicata (A e B), o exame deverá contemplar pelo menos 90 dias de detecção e indicar o mínimo de drogas (metabólitos).


saibacomofuncionaoteste

O que o exame toxicológico detecta?

examedetecta

 

O exame do cabelo identifica o uso de substâncias psicoativas por um período de até 90 dias. Ele releva hábitos e costumes do indivíduo, inclusive se houve uso de drogas nesse período.

Quais substâncias o exame identifica?

O exame só vai pesquisar as drogas solicitadas pela legislação, clique na imagem e confira quais são elas.

tabela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais drogas não são solicitadas pela legislação?

As drogas não pesquisadas no exame do cabelo são:

drogasnaosolicitadas

 

Posso efetuar a admissão do colaborador antes de realizar o teste?

Desde que a nova legislação entrou em vigor é obrigatório realizar o teste antes da admissão. Outra informação relevante é que a empresa fica responsável pelos custos dos exames dos seus colaboradores, seja na admissão ou no desligamento do mesmo.

Preciso esperar o resultado do exame para fazer a admissão?resultadoexame

Fica a critério da empresa admitir o colaborador antes de sair o resultado dos exames, porém é preciso que a empresa providencie um comprovante informando que o funcionário já foi submetido ao teste e a data prevista para entrega do resultado.

Posso coletar pelos do corpo ao invés de cabelo?

Sim, porém devido a sua fisiologia diferenciada e por ter um crescimento mais lento, a quantidade necessária de pelos para a realização do exame difere da quantidade de cabelo.

Na coleta com cabelo, aproximadamente 120 fios com 4 cm de comprimento são suficientes para realização do exame.

Para a coleta com pelos do corpo, a quantidade necessária para a realização do exame seria o equivalente a uma bola de algodão com 2 cm de diâmetro.


sem-titulo-8
Os laboratórios credenciados junto ao DB já podem contar com nosso apoio para realização do exame toxicológico de larga janela de detecção em amostras de cabelos e pelos.

Em parceria com o Laboratório OMEGA, oferecemos as melhores soluções para seu laboratório, conforme a legislação em vigor.

O Laboratório Omega foi fundado em 1999, nos Estados Unidos, e entre suas acreditações estão a ISO/IEC 17025 e a Certificação com o Colégio Americano de Patologistas (CAP).

O DB fornecerá o kit contendo todas as informações de coleta para o exame toxicológico de cabelos e pelos, proporcionando segurança e sigilo na realização do exame.


2

Os laboratórios credenciados ao DB terão inúmeros benefícios, entre eles:

flexibilidade Flexibilidade comercial.
O preço para realização do exame será negociado com o seu representante.

 

transporte Custo zero com transporte.
A coleta e rastreabilidade durante o trajeto do teste toxicológico será responsabilidade do DB.

 

laudo Laudo disponibilizado para o seu laboratório.
Os laudos serão liberados pelo sistema do DB, assim, seu laboratório poderá liberar os resultados diretamente para o paciente, com a possibilidade do laudo personalizado com sua logomarca.

 

calendario Negociação no prazo de pagamento.
O prazo será negociado com seu representante, proporcionando ao seu laboratório maior fluxo de caixa.

 


Faça seu cadastro em nosso site clicando aqui, que entraremos em contato!

Deixe o DB para cuidar dos seus resultados.

Cadastre-se e receba as novidades do nosso informativo no seu e-mail: