3 MITOS SOBRE O BETA HCG
Publicado em: 23/05/2022, 10:50
Quem está desconfiando que está grávida ou quem está tentando engravidar, pode ficar muito confusa quando o assunto é exame de gravidez. Além da ansiedade e de toda a expectativa, o resultado pode vir de duas formas: apenas positivo ou apenas negativo. Mas, também, pode vir um número e, aí sim, isso pode deixar a mulher ainda mais confusa. Mas o que é o Beta HCG mesmo?
Os exames de sangue que dosam a quantidade de HCG são chamados de beta quantitativos. Eles mostram a quantidade e também podem indicar de quanto tempo é a gravidez.
Esses exames quantitativos podem indicar precisamente se há gravidez ou se o hormônio está evoluindo ou não. Ele é mais seguro que o teste qualitativo, pois pode mostrar uma mínima quantidade de HCG, até mesmo próximo ao zero. Para quem fez fertilização, para quem tem problemas para engravidar ou mesmo para as mais ansiosas, esse exame pode ajudar a descobrir se gravidez está indo como esperado, já que no início da gravidez, o HCG em geral duplica a cada 48 horas.
Então, se você fez o exame de Beta HCG quantitativo muito cedo, pode repetir após o tempo necessário e, assim, saber se está ou não indo adiante e em perfeita ordem. A unidade usada para contar a quantidade de HCG é chamada mUI/mL, e ela determina a quantidade hormonal por mL de sangue. Assim, se for superior a determinado valor, é considerado positivo.
Agora que você conhece um pouco mais sobre o exame, confira também alguns mitos que o cercam:
1. Pelo teste de laboratório, consigo saber se estou esperando gêmeos?
Não! O Beta HCG é um exame que detecta níveis de hormônios que apontam SIM ou NÃO para a gravidez. Para saber se é gestação única, gemelar ou mais, são necessários outros exames para confirmar.
2. O resultado do Beta HCG pode indicar o sexo do bebê ou eventuais problemas com a mãe ou a criança?
Não! As únicas informações precisas que o teste pode acusar é se a mulher está grávida ou não e o tempo estimado de gestação.
3. O teste só traz o resultado correto após um mês de gravidez?
Não! Os exames laboratoriais já podem ser feitos a partir de 10 dias após a fecundação ou no primeiro dia após o atraso menstrual.
Quer consumir mais conteúdos assim? Com muita informação, dicas e novidades? Então acompanhe nosso blog mensalmente!