5 passos para implantar um programa de avaliação externa alternativa em seu laboratório
Publicado em: 18/08/2022, 15:22
Todo laboratório deve realizar um Controle Externo da Qualidade para todos os exames inseridos em seu menu, avaliando assim seu desempenho, pois se o resultado do seu laboratório for de excelência, consequentemente, do seu paciente também será.
Para os analitos não contemplados ou não avaliados pelo Programa de Controle Externo deve haver uma avaliação externa alternativa documentada para verificação da confiabilidade dos resultados. O laboratório deve definir claramente os limites e critérios de aceitabilidade e periodicidade para cada forma alternativa que utiliza.
Se houver Controle Externo disponível, o laboratório deve adquiri-lo. Se não, o analito deve ser avaliado de forma alternativa e o laboratório deve analisar criticamente os resultados e manter registros dessa avaliação. Assim como no Controle Externo, para os resultados inadequados da avaliação externa alternativa deve haver registros de investigação de causa raiz e respectivas ações corretivas.
Referências: CLSI QMS24 – Using proficiency testing and alternative assessement to improve medical laboratory quality.
Norma PALC – Item 11.15
Saiba por que a qualidade é fundamental nos laboratórios. Assista ao nosso conteúdo exclusivo na UNIDB e descubra todos os porquês!
Quer liberar resultados com segurança e garantir a excelência nos resultados dos seus pacientes? Confira o passo a passo do Programa de Avaliação Externa Alternativa que desenvolvemos de apoio aos laboratórios: