O que você sabe sobre o Agosto Dourado?
Publicado em: 01/08/2022, 09:23
A campanha é dedicada ao incentivo do aleitamento materno. Por conta dele, os índices de amamentação aumentaram no Brasil, segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), do Ministério da Saúde.
Entenda melhor a importância do Agosto Dourado na amamentação:
Como surgiu?
A história da campanha teve início em 1990, durante um encontro da Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Unicef, no qual foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação.
Um ano depois, em 1991, a Aliança criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Todos os anos, nesta data, é definido um tema para ser explorado e divulgado em 120 países, incentivando a amamentação.
No Brasil, a Lei nº 13.435, de 2017, institui o Agosto Dourado como mês do aleitamento materno, dias em que serão intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento na vida da mãe e do bebê.
Qual a importância da amamentação?
O leite materno é considerado o melhor alimento para o bebê após o nascimento. Composto por substâncias, como proteínas, carboidratos e gorduras, o leite materno ajuda a criança a se desenvolver e crescer de forma saudável.
É por meio deste alimento que a criança recebe os anticorpos da mãe e fica protegida de possíveis doenças que possam surgir ainda nos primeiros anos de vida. O leite materno é uma defesa natural para o bebê, garantindo desta forma, o fortalecimento do seu sistema imunológico.
Benefícios do aleitamento para a mãe
Além dos benefícios da amamentação na vida da criança, a mãe também fica protegida e favorecida pela produção de leite e pela amamentação. Entre os principais benefícios que a mãe pode ter ao amamentar, estão:
- Redução da incidência de cânceres de mama, do ovário e do endométrio;
- Proteção contra doenças cardiovasculares;
- Proteção contra a osteoporose.
Gostou do conteúdo sobre o aleitamento materno? Compartilhe em suas redes sociais!
Acesse também o conteúdo exclusivo sobre o tema que preparamos na UNIDB.