Conheça 7 dicas para aliviar os sintomas da ansiedade
Publicado em: 03/09/2024, 12:03
O que antes era visto como algo supérfluo, hoje, é uma condição que afeta milhões em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada oito pessoas vive com algum transtorno mental, sendo a ansiedade e a depressão os mais comuns.
Essas doenças podem impactar profundamente a qualidade de vida e o bem-estar, causando problemas físicos e emocionais que variam para cada um. No Brasil, o caso preocupa: 9,3% da população tem ansiedade, posicionando o país como o primeiro no ranking da OMS.
Para entender melhor, explicamos as possíveis causas e apresentamos 7 dicas de como aliviar os sintomas da ansiedade. Boa leitura!
O que é ansiedade e como ela se manifesta?
Vista como uma resposta natural do corpo ao estresse, a ansiedade é caracterizada por sentimentos de preocupação ou medo sobre o que está por vir. Situações cotidianas, como tomar uma decisão importante no trabalho, podem desencadear essa reação.
Em sua forma moderada, a ansiedade é tida como benéfica, pois ajuda a nos prepararmos para eventos desafiadores. Evidente que, quando esses sentimentos se tornam excessivos, persistentes e interferem na vida diária, ela será considerada um transtorno.
Contudo, os sintomas de ansiedade variam de pessoa para pessoa, mas comumente incluem:
- Sensação de nervosismo, agitação ou tensão;
- Sensação de perigo iminente, pânico ou catástrofe;
- Sensação de fraqueza ou fadiga;
- Aumento da frequência cardíaca (taquicardia);
- Respiração rápida (hiperventilação);
- Suor excessivo e tremores;
- Problemas para se concentrar ou pensar em outra coisa além da preocupação atual.
Conheça os impactos da ansiedade na saúde física e mental
Do ponto de vista físico, a ansiedade pode causar sintomas como dores de cabeça, problemas digestivos, tensão muscular e insônia. Quando crônica, também está associada a condições mais graves, como doenças cardiovasculares e distúrbios gastrointestinais.
Mentalmente, a ansiedade leva a sentimentos de isolamento, desesperança e depressão. Pessoas diagnosticadas frequentemente se sentem presas em um ciclo de preocupação e medo, o que afeta negativamente a capacidade de funcionar no trabalho, na escola e em relações pessoais.
Infelizmente, em muitos casos, o adoecimento mental acaba gerando consequências extremas, como: perder o emprego, exclusão total do convívio social ou, em quadros mais graves, o suicídio.
No Brasil, a condição coloca profissionais da Saúde e o Governo em alerta, visto que o número de pessoas com ansiedade generalizada cresceu mais de 200% na rede pública nos últimos cinco anos, segundo dados do Ministério da Saúde.
- 71.293 pessoas procuraram atendimento com o quadro ansioso em 2019;
- Em 2023, houve um aumento para 274.682.
7 dicas para controlar a ansiedade
Fatores externos, como foi o caso da pandemia do Coronavírus, por exemplo, influenciam o agravamento dos casos de ansiedade por estarem fora do controle das pessoas.
Entretanto, existem várias estratégias que podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. São eles:
1. Pratique exercícios físicos regularmente
A atividade física é uma das maneiras mais eficazes de combater o estresse e a ansiedade. Exercícios como caminhadas, ioga e natação liberam endorfinas, substâncias químicas que promovem uma sensação de bem-estar e reduzem o estresse.
2. Mantenha uma alimentação saudável
Uma dieta equilibrada tem um impacto significativo na sua saúde mental. Alimentos ricos em ômega-3, como peixes e nozes, são associados a uma redução dos sintomas de ansiedade. Evitar o consumo excessivo de cafeína e açúcar também é importante.
3. Tenha uma boa noite de sono
Tente manter uma rotina de sono consistente, dormindo e acordando no mesmo horário todos os dias. Não utilize eletrônicos ao deitar e crie um ambiente relaxante para contribuir com o momento.
4. Pratique técnicas de respiração e meditação
Mesmo com a vida agitada, realize técnicas de respiração profunda e meditação mindfulness para acalmar a mente e reduzir a ansiedade. Dedicar alguns minutos por dia para essas práticas fazem uma grande diferença na forma como você lida com o estresse.
5. Estabeleça limites e gerencie seu tempo
Aprender a dizer "não" e organizar as suas responsabilidades pode auxiliar na diminuição da sensação de estresse. Para isso, estabeleça prioridades e não tenha medo de pedir ajuda quando necessário.
6. Foque no autoconhecimento
A psicoterapia é uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento e a gestão da ansiedade. Terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) identificam e modificam padrões de pensamento negativos e comportamentos associados à ansiedade.
7. Cultive relações sociais positivas
Manter um círculo social de apoio pode ser uma excelente maneira de lidar com a ansiedade. Conversar com amigos e familiares, compartilhar experiências e buscar apoio em momentos de necessidade são formas de aliviar os sintomas.
Encontre mais dicas e informações no blog
Para descobrir como melhorar a qualidade de vida e encontrar mais dados importantes sobre saúde, continue acompanhando o nosso blog.