Alta de casos de arboviroses no Brasil alerta para a importância de um diagnóstico preciso
Publicado em: 20/04/2023, 13:46
O aumento no número de casos de dengue, chikungunya e zika no Brasil reacendeu o alerta para que autoridades criem novas estratégias de monitoramento dessas doenças. Isso demonstra a importância de todos tomarem os devidos cuidados para evitar a contaminação causada por um vírus transmitido pelo mosquito fêmea Aedes Aegypti, bem como recorrer aos melhores exames quando há suspeitas dessas doenças.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em março deste ano, os registros de dengue, chikungunya e zika cresceram 43,8%, 97% e 35,2%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar de os números apresentarem uma situação delicada, saber diferenciar essas arboviroses, quais as formas de detecção e qual o tratamento adequado são os primeiros passos para evitar complicações mais sérias de saúde ou até mesmo a morte de infectados.
Confira a seguir alguns dos principais sintomas dessas doenças:
DENGUE:
- Febre acima de 38º (4-7 dias);
- Dores moderadas nas articulações;
- Manchas vermelhas na pele (a partir do 4o dia);
- Leve coceira corporal.
CHIKUNGUNYA:
- Dores intensas nas articulações;
- Manchas vermelhas na pele;
- Possibilidade de vermelhidão nos olhos;
- Coceira leve;
- Febre acima dos 38,5º (2-3 dias)
ZIKA:
- Febre baixa ou ausente;
- Dores leves nas articulações;
- Manchas na pele aparecem nas primeiras 24 horas;
- Coceiras podem variar de leves a intensas;
- Há possibilidade de vermelhidão nos olhos.
Por apresentarem esses sintomas inespecíficos, a realização de testes laboratoriais é o caminho mais recomendado para que seja feito um diagnóstico diferencial de cada infecção viral, conforme explicou o médico patologista clínico e responsável médico do DB Diagnósticos, Dr. Carlos Alberto Aita. “Nessas doenças, alguns pacientes podem apresentar quadros mais graves com rápida evolução. Um diagnóstico precoce pode auxiliar muito a indicação da conduta mais adequada”, afirmou.
Ainda segundo Aita, nesse cenário de enfrentamento ao vírus transmitido pelo Aedes Aegypti, estão alguns desafios, entre eles, saber quais são os exames mais adequados em cada estágio da doença. O especialista esclarece que, nos momentos agudos, na primeira semana após o início dos sintomas, são indicados os métodos de pesquisa direta do agente, por exemplo o PCR, que tem elevada sensibilidade e especificidade, ou a pesquisa de antígeno viral.
Já, a partir da segunda semana dos sintomas, os testes mais indicados são os sorológicos, pesquisa de anticorpos, que detectam o início da resposta imune contra o agente. “Além disso, para avaliação do estado geral e da evolução clínica do paciente, também podem ser realizados outros exames, como hemograma, testes de funções renal e hepática, glicemia, eletrólitos, coagulação, gasometria”, concluiu.
Exames laboratoriais
O diagnóstico precoce das arboviroses garante que o paciente recorra a um tratamento correto para monitorar o avanço da doença e, assim, evitar um quadro de saúde mais grave. O DB Diagnósticos conta com o laboratório DB Molecular, sede na qual são realizados exames de Biologia Molecular, Genética e Citogenética. A detecção específica do vírus da dengue por PCR pode ser realizada de forma precoce, o que auxilia na diferenciação de infecções, como chikungunya e zika.
Confira os exames oferecidos pelo DB Molecular com os respectivos códigos:
O uso de métodos moleculares tem sido apontado como uma das principais ferramentas para o diagnóstico devido às altas especificidade e sensibilidade deles. Isso garante menor taxa de resultado falso-positivos e também a importância desses métodos nos estudos epidemiológicos.
Além dos exames moleculares, o DB também realiza os testes sorológicos para identificar a presença do antígeno dos anticorpos do vírus, como o Dengue – NS1 (DNS1); Dengue – Anticorpos IGM (DENGM); e o Dengue – Anticorpos IGG (DENGG).
Em casos de suspeita das doenças, procure um atendimento médico e faça a testagem para diagnóstico em um dos laboratórios parceiros do DB!