Atendimento Humanizado: você sabe como aplicar no seu laboratório?
Publicado em: 01/03/2019, 18:10
O mercado, nos mais diversos setores, é, hoje, muito disputado e intenso. Apenas ter um serviço de qualidade não é mais o suficiente. O atendimento humanizado é mais que essencial!
Por isso, todas as empresas precisam focar na satisfação dos clientes se quiserem ter sucesso.
E isso inclui aquelas que trabalham na área da saúde. Para tanto, é preciso investir na humanização de todo o processo de contato com o cliente. Quer saber como isso funciona?
O atendimento humanizado é uma estratégia de tratamento que busca acolher as pessoas, escutando o que elas têm a dizer e respeitando suas opiniões. Essa é, sem dúvida, a melhor estratégia para quem quer conquistar clientes e torná-los promotores do negócio.
Para saber como aplicar o atendimento humanizado em seu laboratório, continue a leitura!
Qual a importância do atendimento humanizado?
Normalmente, o atendimento na saúde é muito delicado. Os profissionais dessa área precisam lidar com pessoas que, em muitos casos, estão com medo, fragilizadas, inseguras e ansiosas.
Quando esses sentimentos são entendidos e respeitados, são oferecidas chances para que o cliente se sinta mais acolhido e confortável, mesmo que outras questões o estejam incomodando naquele momento.
Ao demonstrar empatia (se colocar no lugar do outro), o profissional cria um ambiente mais seguro e acolhedor para a pessoa que passará pelo exame.
Como aplicar esse atendimento humanizado em laboratórios?
Você certamente já ouviu de pessoas próximas alguma história de que foram mal atendidos em algum estabelecimento de saúde, uma clínica médica, pronto atendimento, laboratório ou outro local.
O atendimento humanizado é um processo necessário para qualquer trabalho na área da saúde. Entretanto, ele ainda não é um conceito amplamente utilizado. Isso significa que essa forma de se relacionar com os clientes pode ser um diferencial competitivo para quem a explora!
Por isso, separamos três dicas que você pode usar no dia a dia do seu laboratório para deixá-lo mais humanizado. Confira!
1. Trate as pessoas individualmente
O primeiro passo para ter um atendimento humanizado é entender que cada cliente é uma pessoa única. Mesmo realizando exames idênticos ao de outras pessoas que acabaram de sair do consultório, toda a experiência será diferente.
Então, é necessário que a equipe leve isso em consideração e explique os procedimentos com calma, chame a pessoa pelo nome e seja capaz de esclarecer suas dúvidas.
Aqui, também vale uma dica: seus funcionários devem ser capaz de compreender, durante os primeiros contatos, informações básicas sobre o perfil daquele paciente:
- Ele é mais ansioso ou acelerado?
- Prefere dialogar vagarosamente ou prefere uma comunicação mais objetiva?
- É jovem ou é idoso?
O tratamento precisa ser diferenciado para cada perfil de cliente!
2. Não foque apenas no exame
Para ter humanização no atendimento, é importante não focar apenas na saúde ou nos procedimentos que estão sendo feitos. Devemos perguntar sobre a vida do cliente (sem ser invasivos, é claro), como ele está se sentindo, etc.
Caso a pessoa se anime e comece a contar algo, instrua seus funcionários a dar atenção a isso e continuar a conversa. Esse cuidado e disposição são enormes diferenciais nos dias de hoje e são muito bem vistos por clientes.
Nesse caso, uma postura levemente informal e, sobretudo, gentil, pode garantir que o cliente se sentirá acolhido e, assim, você terá percorrido grande parte do caminho rumo ao sucesso na implementação do atendimento humanizado.
3. Capriche na decoração
Outro ponto que tem grande impacto na satisfação de clientes e na humanização do seu laboratório é a decoração. A escolha certa de cores, mobiliários e adornos pode mudar o ambiente completamente, proporcionando uma sensação de acolhimento.
O mais importante é fazer com que o cliente se sinta confortável. Então, a decoração deve passar a sensação de tranquilidade e familiaridade. Isso gera identificação e deixa o paciente mais à vontade para iniciar uma a consulta.
Viu como o atendimento humanizado é um grande diferencial para seu laboratório? Ao seguir essas três dicas de fácil aplicação, seus clientes ficarão mais satisfeitos e, consequentemente, o número de indicações e a taxa de satisfação de clientes aumentará.
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