Autocoleta e vacinação contra o HPV: estratégias de defesa contra o câncer de colo do útero
Publicado em: 22/11/2024, 16:46
O câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer. Grande parte dos casos é causada pelo papilomavírus humano, o HPV, uma infecção sexualmente transmissível que, quando persiste no organismo, é capaz de levar ao desenvolvimento de células cancerígenas.
A boa notícia é que, mesmo com o caráter silencioso da doença, é possível evitá-la com os cuidados adequados. A prevenção inclui desde ações de prevenção primária, como a vacinação, até ações de prevenção secundária, como a realização de exames regulares para detecção molecular do vírus HPV. A grande novidade é que essa detecção molecular hoje pode ser realizada através da autocoleta vaginal. Uma abordagem que traz comodidade, praticidade e conforto para as pacientes.
Hoje, vamos entender como essa dupla faz a diferença quando se trata de cuidados com a saúde das pessoas que possuem útero e vagina e oferece uma maneira prática e acessível de detectar precocemente infecções que podem se tornar complicações no futuro. Continue a leitura e saiba mais!
Por que o HPV é um fator de risco importante?
O papilomavírus humano é uma das principais causas do câncer de colo do útero. Esse vírus, transmitido pelo contato sexual, possui mais de 200 tipos, e cerca de 40 deles afetam a área genital.
As infecções por HPV geralmente são assintomáticas e muitas desaparecem sozinhas, mas os tipos de alto risco podem levar ao desenvolvimento de lesões pré-cancerosas e, eventualmente, ao câncer de colo do útero.
A persistência do HPV no organismo é o que torna sua prevenção tão importante. Como uma infecção silenciosa, ela frequentemente só é descoberta em estágios avançados, quando o tratamento se torna mais complexo. Por isso, estratégias como a vacinação e exames regulares são fundamentais para a identificação rápida e o cuidado preventivo.
A vacinação é o primeiro passo
A vacina contra o HPV é recomendada para adolescentes, mas também beneficia adultos que ainda não foram expostos aos tipos mais agressivos do vírus. Ela é altamente eficaz na prevenção de infecções causadas pelos tipos de HPV mais associados ao câncer de colo do útero e outras formas de câncer, como de ânus, pênis e orofaringe.
Os programas de vacinação contra o HPV têm demonstrado reduções significativas nas infecções por papilomavírus e, consequentemente, nos casos de câncer de colo do útero. No entanto, a vacina é mais eficaz quando administrada antes da exposição ao vírus, por isso a importância de aplicá-la o mais breve possível.
Além disso, é fundamental lembrar que a vacinação não elimina a necessidade de exames regulares e não protege contra todos os tipos de HPV.
Exame de autocoleta: praticidade e eficiência lado a lado
Para muitas mulheres, a rotina de exames ginecológicos pode ser um desafio, seja pela falta de tempo, desconforto ou limitações no acesso ao atendimento. É pensando nisso que o exame de autocoleta A Minha Coleta HPV, do DB Molecular e DB Patologia, permite que você cuide da sua saúde íntima de maneira prática e confortável sem precisar ir a um consultório médico.
Em apenas 10 minutos, é possível coletar uma amostra para o teste de HPV, que detecta de forma precisa os 200 tipos de vírus HPV bem como genotipa de forma específica os subtipos 16 e 18 de alto risco e 6 e 11 de baixo risco. Esse é um grande passo para ampliar o acesso a exames preventivos e incentivar o autocuidado, especialmente para pacientes que se sentem desconfortáveis ou constrangidas com exames ginecológicos convencionais.
As vantagens incluem:
- Comodidade: realize o exame em casa, com privacidade, sem o desconforto associado a exames ginecológicos tradicionais, uma vez que o dispositivo atua por ação de adsorção celular e não raspagem.
- Detecção precisa: a Minha Coleta HPV é altamente eficaz para detectar infecções de alto risco, ajudando a identificar mulheres em situações mais delicadas.
- Menor margem de erro: ao utilizar um teste de DNA para detecção do HPV, a autocoleta minimiza erros humanos e facilita a interpretação do resultado.
- Prevenção completa: através da genotipagem, o exame identifica tanto tipos de HPV de alto quanto de baixo risco oncogênico, permitindo o monitoramento antes mesmo do desenvolvimento de células anormais.
Mas lembre-se: o exame é uma ação diagnóstica complementar que deve ser aliada às demais ações de prevenção e acompanhamento médico.
Cuidar da sua saúde só depende de você!
Quando o assunto é proteger o seu bem-estar, é preciso encontrar maneiras fáceis, práticas e seguras de fazer isso. Com A Minha Coleta HPV, você tem uma abordagem poderosa e acessível que faz toda a diferença na sua saúde.
Não espere mais: fale conosco e obtenha mais informações.