Automedicação: um perigo que pode levar à morte
Publicado em: 31/01/2023, 15:21
Existem pessoas que, ao sentirem qualquer tipo de mal-estar, como dor ou febre, têm o costume de se automedicar, pedem ainda indicações aos amigos, para aliviar rapidamente os sintomas. Segundo o Conselho Federal de Farmácia, 77% dos pacientes têm isso como hábito. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 50% dessas pessoas recorrem a remédios de forma incorreta.
O fato é que o hábito de tomar remédios por conta própria, ou seja, sem prescrição médica, embora pareça comum e inofensivo, pode ser um perigo e trazer ainda mais dores de cabeça. Afinal, medicamento é coisa séria, sendo preciso ter atenção para evitar um problema maior no futuro.
Segundo a OMS, infelizmente a maioria das pessoas que se automedicam correspondem aos casos de intoxicação. Além desse risco, quem se automedica torna o organismo suscetível a reações alérgicas e até de causar a dependência de remédios. Também pode agravar um quadro de saúde, além de causar um efeito de “camuflagem”, pois pode retardar o diagnóstico e as chances de cura, já que os sintomas desaparecem.
O que é o recomendado?
Antes de tomar qualquer medicamento por conta própria, é preciso ter cautela. O recomendado é procurar um profissional da saúde para obter o diagnóstico, inclusive se as queixas forem frequentes. Sabendo que existem diversas doenças silenciosas que afetam o organismo, o acompanhamento médico é fundamental para não serem descobertas tardiamente, garantindo o melhor tratamento e evitando qualquer tipo de agravamento.
Gostou desse conteúdo? Que tal assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todos os assuntos relacionados à sua saúde?
download