DB na Capa da Revista Laes&Haes
Publicado em: 18/03/2020, 14:29
Grandeza pode ser definida de diferentes formas. Maior, melhor e no menor tempo possível!
Assim o DB vem escrevendo sua trajetória no mercado laboratorial.
São nove anos de história, em que o sucesso, a prática diária, as dificuldades e os acertos caminharam lado a lado, com um único propósito, a busca constante pelo aperfeiçoamento e evolução. E foi essa dedicação em busca da excelência que fez do Diagnósticos do Brasil (DB) o maior laboratório de análises clínicas do país com foco em apoio laboratorial.
Hoje, o DB conta com uma megaestrutura. São seis unidades técnicas que totalizam mais de 26 mil metros quadrados, com capacidade para realizar mais de 15 milhões de exames por mês.
Mas, para os diretores do DB, a grandeza não se define somente por números e sim pela ética, transparência e relacionamento próximo com o cliente durante todos esses anos. Segundo o diretor geral do DB, Antônio Fabron Jr, esse crescimento se reflete não apenas na infraestrutura, mas principalmente na agilidade, seriedade, precisão e alto nível de automação que é dedicado a cada processo.
Tobias Thabet Martins, diretor comercial, afirma que a chave para o sucesso com os laboratórios parceiros se resume à confiança e à credibilidade. “Reconhecemos que estamos colhendo os frutos de nossos esforços contínuos, sabemos que o crescimento e o sucesso não se devem apenas pelo grande número de exames realizados mensalmente, mas porque estamos próximos dos clientes durante esses nove anos, isso nos fez perceber as dificuldades de cada um, e assim dedicar um contínuo esforço para auxiliá-los da melhor maneira possível”, ressalta.
E dessa forma, o grupo vem trabalhando ininterruptamente para atender os mais de 5.000 laboratórios parceiros espalhados por todo Brasil. Cada amostra é direcionada para uma das unidades, que estão localizadas em pontos estratégicos do país, próximo às rotas principais e aeroportos. Atualmente, são três grandes unidades técnicas nos estados do Paraná, São Paulo e Pernambuco e três unidades especializadas: DB Molecular, especializado em análise molecular, genética e citogenética; DB Patologia, com foco em exames de anatomia patológica, citopatológica e imuno-histoquímica e o DB Toxicológico, exclusivo para exames de toxicologia ocupacional e de larga janela de detecção, além de mais de 40 unidades regionais de apoio (URAs) distribuídas em diferentes estados que oferecem uma estrutura completa para cadastro e triagem de amostras.
Os investimentos realizados ao longo dos anos reforçam a excelente atuação do DB no mercado. Além da estrutura física de excelência, o DB conta com uma logística exclusiva na área de apoio laboratorial que lhe rendeu em 2019 4º lugar no Ranking 100 Best Fleets, maior premiação norte-americana de logística, que reconhece frotas que atuam de forma sustentável.
Logística
O setor de logística desenvolve um trabalho pensado em proporcionar agilidade, confiabilidade e segurança das amostras coletadas. São cerca de 5.200 coletas que passam pelos motoristas dos DB, algumas vão direto, via terrestre, outras são encaminhadas para os aeroportos. São quase 4 milhões de km rodados por mês pela logística do DB e cerca de 1.500 voos mensais.
As coletas, de todas as partes do país, chegam ao DB em menos de 24 horas. São 1800 cidades atendidas em 523 rotas diárias. O DB é referência no país quando o assunto é transporte de amostras.
Líder no mercado de análises clínicas
A liderança conquistada no mercado de análises clínicas é fruto de um trabalho que vem se desenvolvendo há nove anos, quando o DB decidiu entrar no mercado para ser um parceiro dos laboratórios, atuando de forma clara e comprometida com o crescimento do cliente.
Estar entre os maiores no segmento de medicina laboratorial no Brasil é um desafio constante e ao mesmo tempo encorajador para a equipe do DB, que está ciente do importante papel que desempenha fornecendo diagnósticos de qualidade. Os números confirmam que o DB realmente assumiu a liderança no mercado, são 8 milhões de exames realizados mensalmente, chegando a quase 100 milhões por ano voltados unicamente ao apoio laboratorial.
Os grandes investimentos em equipamentos e tecnologia de ponta e, principalmente, em capital humano, resultaram ao laboratório um crescimento expressivo, superando as expectativas previstas pela diretoria. Esse compromisso com a inovação e a busca constante pela excelência permitiu ao DB receber mais de 100 mil tubos diariamente, realizando 11 mil exames por hora, com o menor tempo de liberação do mercado e menor índice de recoleta.
Mas para que tudo isso aconteça, não apenas com agilidade, mas também com toda segurança e confiabilidade no processo, o DB conta com uma equipe formada por mais de 700 pessoas na área técnica e um total de 1700 colaboradores. Segundo Dr. Fabron, a grandeza do DB vem, principalmente, das pessoas, por isso a importância de investir no crescimento dos colaboradores para crescerem juntos. “Nossa equipe é formada por médicos, bioquímicos, biomédicos e biólogos que atuam ao lado de doutores, mestres e especialistas com capacidade técnica e científica excepcional. Sempre que tenho a oportunidade, gosto de salientar que uma empresa é do tamanho dos seus colaboradores e os nossos são gigantes. Aqui no DB, nós valorizamos muito essa junção entre a inovação e o capital humano, é isso que permite com que o DB, assim como nossos colaboradores e clientes, continue crescendo e mudando positivamente.”
O cliente é prioridade no DB
Assim que iniciou suas atividades, em 2011, o DB identificou que havia uma lacuna no mercado de apoio laboratorial para dar um suporte adequado ao cliente. A partir desse momento, uma equipe altamente treinada passou a prestar um atendimento diferenciado, buscando resolver as solicitações dos clientes a curto prazo.
A eficiência do suporte técnico do DB deu certo e começou a atender com maior agilidade e precisão todas as necessidades dos clientes. O diretor comercial, Tobias, lembra que o crescimento do DB se dá, também, ao excelente relacionamento com o cliente.
“A missão de não concorrência com nossos parceiros continua inalterada, o que mostra o comprometimento com nosso maior bem, que são os clientes. Para 2020, o cliente DB pode esperar um engajamento ainda maior, vamos procurar transformar cada contato em uma experiência positiva, estar mais próximos e tentar auxiliá-los nas dificuldades.”, afirmou Tobias.
Essa proximidade com os parceiros, segundo Dr. Fabron, é o que norteia os profissionais do DB para resolver as questões encontradas no dia a dia no laboratório dos clientes por meio de visitas periódicas, o estreitamento no atendimento, a assessoria científica interna, assim como as visitas in loco. A grandiosidade do DB está na maneira como é consolidada essa relação com o cliente. “Como empresa queremos crescer, mas precisamos que o cliente cresça junto e se torne cada vez mais sustentável”, comenta o diretor geral.
Pessoas cuidando de pessoas
O conceito de humanização é uma tendência cada vez mais presente e importante para as empresas. Nos laboratórios de análises clínicas não é diferente, a humanização permite uma resposta aos laudos não apenas técnica ou científica, mas também humana, demonstrando acolhimento, respeito, atenção e compaixão. Afinal, por trás dessa amostra tem alguém necessitando de agilidade, de presteza e de um diagnóstico correto.
E o DB, prezando por um atendimento cada vez melhor e mais humanizado, também está fazendo uso dessa ferramenta comportamental.
Segundo Dr. Fabron, um laudo de qualidade vai além de uma boa técnica e um bom controle, o analista clínico precisa lembrar que aquela estante de tubos pertence a um paciente cuja condição é delicada. “Existem muitos motivos para que um laboratório de análises clínicas implante em sua gestão o atendimento humanizado, é fundamental lembrar que ter empatia para compreender que cada amostra carrega uma vida, esse é o nosso principal pilar do atendimento humanizado”.
Como as decisões médicas são baseadas, em sua maioria, em exames laboratoriais, o médico depende das informações que vem através dos laudos. Ser um laboratório de excelência é fundamental para o auxílio médico, um diagnóstico correto colabora para um melhor tratamento e qualidade de vida de cada paciente. Daí a responsabilidade do laboratório oferecer um resultado rápido e confiável.
Desta forma, a qualidade é uma das bases do trabalho do DB, que em pouco tempo conquistou três selos de acreditação, ISO 17025, DICQ e PALC, e um selo de certificação, ISO 9001, além de ser condecorado mais uma vez com o prêmio “Líderes da Saúde 2019” na categoria Indústria de Diagnóstico – Laboratórios de Análises. O diretor geral, Dr. Fabron, atribui todo o sucesso aos parceiros de negócios e aos colaboradores do DB: “Sem eles, nada disso seria possível”.
Ao longo desses nove anos de muitas histórias e de grande sucesso para o grupo Diagnósticos do Brasil, os diretores ressaltaram a importância de construir continuamente ideais bem consolidados com a missão da empresa, o DB é pautado pela ética e pela verdade, com um olhar voltado para a satisfação dos clientes e dos seus colaboradores.
“Há nove anos nós estamos investindo no que existe de melhor e procurando superar nossos próprios limites. É um trabalho que não para. O DB continuará se aperfeiçoando e buscando novas soluções para os clientes e parceiros. Podemos crescer muito mais e vamos trabalhar incessantemente para descobrir onde o DB pode chegar”, finaliza Tobias.
Fonte: Laes&Haes
Confira a revista online: CLIQUE AQUI.