Brasil apresenta aumento preocupante de casos de dengue
Publicado em: 07/10/2022, 14:35
Segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em setembro de 2022, o número de casos de dengue apresentou um aumento preocupante neste ano.
Desde o início de 2022, o Brasil registrou mais de 700 mil casos da doença e, só nos primeiros meses do ano, o número de infecções por dengue teve um aumento de 189,1%. Um dos fatores prováveis para esse crescimento deve-se ao aumento das temperaturas em várias regiões do Brasil.
A mudança no clima faz com que o mosquito Aedes Aegypti alcance cidades outrora mais frias (como as localizadas ao Sul do país, por exemplo) e locais onde a população não está acostumada aos métodos de combate à doença.
O levantamento ainda aponta que, só até 18 de junho deste ano, mais de 585 brasileiros morreram por causa da dengue, 143% em relação ao ano passado. O estado com maior quantidade de óbitos é o de São Paulo, seguido de Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Esses dados podem apontar um indício de que o Brasil corre grande risco de ter uma epidemia silenciosa em todo território nacional.
Com base na avaliação de Claudia Codeço, coordenadora do InfoDengue da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), podemos verificar que, em comparação ao histórico de várias temporadas de dengue, o número de casos aproxima-se dos altos índices apresentados nos anos de 2016 e 2020.
Para conter esse crescimento, o apoio de toda população é fundamental. O Aedes Aegypti multiplica-se em depósitos de água parada. Portanto, evitar o acúmulo de água em vasos de planta, caixas-d'água, piscinas e pneus é a principal forma de combate ao mosquito. Além disso, o uso de repelentes pode auxiliar na queda do número de casos.
Os principais sinais do vírus da dengue no organismo são: febre alta (entre 39°C e 40°C), fortes dores de cabeça, vômitos, dor no fundo dos olhos, cansaço extremo, sangramento nas gengivas e, em casos mais graves, manchas vermelhas na pele.
Ao apresentar algum desses sintomas, procure o posto de atendimento médico mais próximo.
Compartilhe esse conteúdo e amplie o alcance do combate à dengue!