Câncer de cabeça e pescoço: a cura relacionada ao diagnóstico precoce
Publicado em: 22/07/2022, 11:57
A Campanha Nacional de Prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, tem seu início no mês de julho, com o objetivo de promover a conscientização da população sobre a importância dos exames de rotina e da importância ao observar os primeiros sinais da doença.
Mais da metade dos cânceres de cabeça e pescoço diagnosticados são descobertos tarde demais, diminuindo as chances de cura daquele paciente.
Prevenção
Uma das formas de prevenção é o cuidado com a alimentação, privilegiando uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, além de evitar também outros fatores de risco, como álcool, tabagismo e sexo oral sem camisinha. Outros cuidados, além destes também são necessários, tais como:
- Higiene Bucal: Além de uma boa escovação dos dentes, é importante fazer visitas regulares ao dentista para detectar precocemente uma lesão suspeita na cavidade oral.
- Cigarro e álcool: Juntos, eles aumentam em 19 vezes a chance de desenvolver câncer na cabeça e no pescoço.
- 7% da população brasileira têm HPV oral transmitido por via sexual: De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a porcentagem de portadores do HPV, transmitido dessa maneira, é de 7%.
Cuide de sua saúde e visite frequentemente um profissional de saúde de sua confiança!