As alergias mais diagnosticadas no inverno
Publicado em: 21/06/2022, 18:48
O clima frio. com a chega do inverno, favorece a manifestação das alergias, especialmente as respiratórias . A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que entre 30% e 40% da população mundial sofre com um ou mais tipos de alergia, que podem ser:
1. Asma e a rinite alérgica
Duas das principais doenças respiratórias crônicas do mundo. Acredita-se que 78% das pessoas asmáticas também podem apresentar rinite alérgica. No inverno, quedas de umidade e trocas de temperatura são frequentes, o que acaba despertando os sintomas alérgicos. Os atendimentos nos hospitais costumam ficar lotados já nos primeiros dias da estação.
2. Urticária
Em segundo lugar, está a urticária, também conhecida como “alergia ao inverno”. Ela se apresenta com erupções avermelhadas na pele, muita coceira, seguida de inchaço no corpo. A urticária também pode surgir do contato com objetos e líquidos gelados. Os sintomas podem ser amenizados com agasalhos quentes e a regulação da temperatura.
3. Bronquite
A bronquite é caracterizada pela inflamação nas vias aéreas que levam o ar até os pulmões. É extremamente sensível ao frio, capaz de danificar a camada de proteção mais externa das vias respiratórias e comprometer o sistema imunológico. O pulmão pode ficar vulnerável e, dependendo do grau de alergia, desenvolver outras doenças mais graves, como pneumonia.
Prevenção:
Cada caso exige cuidados especiais e, por isso, procurar um profissional é muito importante. Após a avaliação e o diagnóstico do paciente, o médico poderá oferecer a melhor opção de tratamento. .
A principal dica, é a vacinação contra a gripe! Como os sintomas são muito semelhantes, a vacinação permite identificar o agente causador com muito mais rapidez e facilidade.
Continue acompanhando o nosso blog. Nele, você encontra conteúdos com informações relevantes sobre a sua saúde e bem-estar!