COVID-19 - Teste para avaliar a produção de anticorpos neutralizantes após vacinas ou infecção
Publicado em: 19/07/2021, 15:47
O laboratório de apoio Diagnósticos do Brasil realiza nas suas unidades produtivas os exames para dosagem de anticorpos neutralizantes do SARS-CoV-2 através de imunoensaio competitivo.
A infecção pelo SARS-CoV-2 inicia quando o RBD (Receptor Binding Domain), o domínio de ligação ao receptor da proteína S (Spike) do vírus se liga ao receptor celular ACE2 (Enzima Conversora da Angiotensina 2), promovendo a endocitose dessa estrutura e, desse modo, permitindo o início da replicação viral no interior da célula hospedeira.
“Quando o organismo entra em contato com o patógeno ocorre uma ativação do sistema imune, que pode culminar com a produção de anticorpos contra diversas estruturas do vírus, dentre elas a proteína S. Os anticorpos são produzidos pelos Linfócitos B e secretados no sangue, sendo um mecanismo de defesa que pode eventualmente perdurar por muito tempo e fornecer proteção contra novas infecções pelo agente”, conforme explica Dr. Carlos Aita, médico patologista clínico do DB e responsável pela assessoria médica do laboratório.
Anticorpos neutralizantes são aqueles capazes de se ligar nas proteínas do vírus que interagem diretamente com os receptores celulares, desse modo bloqueando a sua entrada na célula. “No caso da COVID-19, os anticorpos neutralizantes são direcionados principalmente contra o RBD da proteína S do SARS-CoV-2”, conclui Dr. Carlos.
Os exames sorológicos convencionais para a COVID-19, como o IgG, IgM, IgA e Imunoglobulina Total tem sensibilidade para detectar se houve contato prévio com o vírus ou para avaliar a produção de anticorpos induzidos pelas vacinas, mas não são específicos para anticorpos com efeito neutralizante do SARS-CoV-2. Já o teste COVID NEUTRALIZANTE (NEUCOV) avalia especificamente a capacidade do soro do paciente de inibir a ligação do RBD da proteína S do vírus no receptor ACE2. O teste mostra sensibilidade ideal a partir de 15 dias do início dos sintomas da doença ou da aplicação da vacina, com altíssima especificidade.
Para saber mais sobre os exames de avaliação da COVID-19 realizados no DB, acesse AQUI o guia de exames.
Para maiores informações sobre o assunto, CLIQUE AQUI e acesse os conteúdos preparados pela UniDB.