Conheça os 7 tons de xixi e o que revelam sobre sua saúde
Publicado em: 18/11/2022, 14:57
A urina, que é produzida pelos rins, armazenada na bexiga e depois esvaziada pela uretra tem a importante função de eliminar as toxinas no corpo. Essa remoção de resíduos, deixados para trás após o consumo de alimentos, mantém o equilíbrio de água e de sais minerais no organismo. Quando o xixi tem a cor amarelo-clara, esta é considerada o tom ideal, ou seja, indica que a pessoa está hidratada. No entanto, nem sempre pode estar relacionada à falta de água.
Você sabia que a cor e o aspecto da sua urina têm muito a dizer sobre as condições de saúde do seu organismo? Sim. Embora, a cor esteja muito ligada popularmente à desidratação, o que também é um dos motivos que mudam o tom do xixi, as alterações podem ter variados tons. Cada um tem o seu significado, que pode estar associado a doenças mais graves. Por isso, é fundamental saber o que cada cor revela sobre sua a saúde e estar alerta em todas as idas ao banheiro.
O que diz a cor do seu xixi?
Amarelo-clara – é o tom de urina mais conhecido, considerado normal, caso não envolva nenhum sintoma, como ardência ou dor ao urinar. Indica que a pessoa está hidratada.
Transparente – manter o corpo hidratado é importante. No entanto, é preciso estar atento se a cor estiver muito clara, pois beber água em excesso, mais do que o organismo necessita, pode fazer mal à saúde, como causar desde a hiponatremia (desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue) até uma intoxicação. Isso acontece, porque o consumo elevado de água afeta os rins, que trabalham mais, retirando esses elementos da circulação sanguínea.
Amarelo-escura – quando você se depara com uma cor mais escura do xixi, é um indicativo de que há uma concentração de ureia (substância produzida pelo fígado com base nas proteínas), que a longo prazo, aumenta a desidratação e o cálculo renal. É preciso ingerir mais água.
Laranja – esse tom de xixi mais alaranjado pode significar tanto a falta de água como a presença de pigmentos da comida ingerida (cenoura, abóbora, etc.). Mas, se persistir, também pode indicar um problema no fígado ou na vesícula.
Rosa ou vermelha – além do tom laranja, a cor avermelhada do xixi pode significar que há componentes da comida. Mas, se persistir, também pode estar relacionada a um problema de fígado, vesícula, rim, próstata, infecção ou tumor.
Azul ou verde – esses dois tons podem ser um indício de pigmentos da comida, consequência de corantes de medicamentos ou até uma infecção bacteriana.
Por que é importante estar atento à cor do xixi?
É importante ter o hábito de olhar o xixi, pois, qualquer suspeita que sinalize uma anormalidade deve ser investigada por um médico por meio do exame de urina. Além disso, para evitar problemas de saúde e prevenir o surgimento de doenças, é fundamental melhorar maus hábitos, como a escolha dos alimentos e a atividade física regular.