Como fazer controle de estoque em Laboratórios de Análises Clínicas?
Publicado em: 04/03/2019, 18:16
O controle de estoque em Laboratórios de Análises Clínicas é uma das atividades mais importantes na gestão.
Ele visa organizar os insumos disponíveis, catalogando cada item, fazendo projeções de compras, evitando o excesso e/ou a falta de recursos importantes para o desenvolvimento das rotinas do estabelecimento.
Por isso, listamos as boas práticas de controle de estoque que você e sua equipe precisam respeitar. Confira!
Controle de estoque em laboratórios
o controle de estoque em Laboratórios é fundamental porque sem ela o laboratório pode enfrentar uma série de problemas.
Imagine, por exemplo, ter que fazer uma coleta, mas faltar agulhas?
Ou, então, precisar de um reagente, mas notar que ele já está vencido?
Essas situações parecem absurdas, mas podem acontecer se você não tomar cuidado!
Fique de olho nas nossas dicas para manter a administração dos insumos e fornecedores em dia.
Continue a leitura e veja como fazer um controle de estoque em laboratórios!
Estabeleça um responsável pelo
controle de estoque em laboratórios
Para garantir o sucesso na gestão do laboratório, é necessário ter alguém responsável pelo controle de todos os insumos.
Dependendo do tamanho da empresa, a pessoa pode fazer o acompanhamento manual, usando uma prancheta ou, de preferência, planilhas.
Entretanto, se seu laboratório já é de médio ou grande porte, isso pode dar muito trabalho e, em alguns casos, resultar em erros frequentes.
Nesse caso, a automação de processos por meio de algum software é o mais recomendado. Assim, sempre que acontecer uma entrada ou saída, o insumo já é registrado automaticamente.
Padronize a organização dos itens para o
controle de estoque em laboratórios
Controlar um estoque bagunçado é praticamente impossível.
Além de atrapalhar o trabalho dos seus colaboradores, isso também prejudica o acompanhamento da quantidade de itens e das datas de validade.
Seu laboratório provavelmente tem uma série de insumos diferentes, certo?
São agulhas, reagentes, seringas, itens necessários para exames específicos e até mesmo materiais de papelaria básica.
Para facilitar o acompanhamento de todos eles, é necessário agrupá-los por similaridade.
Assim, seu estoque deve deixar todas as agulhas no mesmo local. Ao lado delas, coloque as seringas (provavelmente essa ordem é a mais lógica possível) e assim por diante.
Faça projeções de compras em seu laboratório
Para alcançar a excelência na gestão do estoque de seu laboratório, você terá que equilibrar as compras de novos insumos com o total de itens armazenados. Para isso, antes deve ser feita uma projeção de compras e gastos.
Sem isso, você provavelmente não terá um planejamento estratégico e preventivo. Tal que te permita negociar melhores prazos e condições de pagamento junto aos fornecedores.
Então, pegue a média dos pedidos de exames e faça os cálculos. Assim você pode ver se seu laboratório tem os recursos necessários para responder a essa demanda para o próximo período.
Lembre-se de considerar as possíveis sazonalidades, tais como:
- no início do ano, é mais comum que as pessoas procurem os laboratórios para fazer exames de check-up; e
- durante o inverno, ocorre um aumento na ocorrência de doenças cardiorrespiratórias e, por isso, é importante pensar nos exames mais procurados nesse período.
Com a projeção, se programe para fazer novos pedidos de compra. Assim garantindo que não faltem insumos, mas que também não serão comprados itens em excesso.
Conte com o auxílio de um bom fornecedor
Outro ponto relevante para o controle de estoque em laboratórios, mas que às vezes não recebe tanta atenção, é o fornecedor.
A empresa da qual você compra os insumos do laboratório ou seu prestador de serviço precisa ser confiável e responder às suas necessidades.
Um fornecedor não faz um favor à sua empresa. Ele presta um serviço fundamental e, por isso, deve atender às suas demandas como cliente.
De nada adianta fazer uma gestão de estoque perfeita e, no momento mais importante, o fornecedor não conseguir cumprir com o combinado. Ou oferecer um produto de qualidade mediana que gera desperdícios ou coloca em cheque a qualidade do seu trabalho.
Por isso, escolha muito bem as empresas e seus prestadores de serviços, como laboratórios de apoio, para que atendam conforme suas expectativas.
Sabemos que seguir essas dicas de controle de estoque em Laboratórios não é tão fácil e que implementá-las demanda muito tempo e atenção.
Entretanto, esse é o único caminho para fazer o controle de estoque em Laboratórios de maneira eficiente e que funcione como deveria!Gostou desse conteúdo? Então, nos siga nas nossas redes sociais e continue acompanhando nossas publicações! Nós estamos no Facebook e no LinkedIn.
Gostou desse conteúdo? Então, nos siga nas nossas redes sociais e continue acompanhando nossas publicações! Nós estamos no Facebook e no LinkedIn.