O QUE VOCÊ SABE SOBRE O TESTE DO PEZINHO?
Publicado em: 06/06/2022, 10:28
Todo mundo já ouviu falar no Teste do Pezinho. Mas você sabe por que o sangue é colhido no pezinho? Ou quais doenças esse teste pode diagnosticar? Se você também tem essas dúvidas, continue a leitura!
Por que o sangue é colhido no pezinho?
O pé é uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos e muito segura para a coleta. Dessa forma, o sangue geralmente é colhido no calcanhar do bebê. Por isso o nome “Teste do Pezinho”. Em alguns casos, também pode ser colhido por punção venosa.
Quais doenças o teste pode diagnosticar?
O exame tradicional e básico é capaz de detectar 6 doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme (entre outras hemoglobinopatias), fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
Quando deve ser realizado? E por quê?
O teste deve ser realizado a partir de 48 horas após o nascimento e até o 5º dia de vida. Ainda está no ventre a placenta é capaz de “filtrar” as substâncias tóxicas advindas de uma doença metabólica. Quando realizado no tempo adequado e sugerido, o Exame do Pezinho pode evidenciar essas doenças e evitar lesões irreversíveis e até o óbito.
Teste do Pezinho básico e ampliado: quais são as diferenças?
Os dois possuem o mesmo método, a partir do sangue coletado no calcanhar do recém-nascido, mas divergem no número de doenças rastreadas:
- Básico: É a versão obrigatória do teste, que deve ser realizada em recém-nascidos de todo o país. Ele rastreia até seis doenças já citadas anteriormente;
- Ampliado: Além das doenças rastreadas na versão básica, inclui outras como: deficiência de leucinose, galactosemia, glicose-6-fosfato desidrogenase e toxoplasmose congênita.
Lei que amplia o teste:
Foi sancionada em 26 de maio de 2021 a Lei nº 14.154, a qual expande para 50 o número de doenças rastreadas pelo Teste do Pezinho oferecido pelo SUS. Entretanto, a ampliação ocorrerá de forma escalonada e os prazos de implementação ainda não foram definidos pelo Ministério da Saúde.
Quer consumir mais conteúdos assim? Com muita informação, dicas e novidades? Então acompanhe nosso blog mensalmente!