DB DIAGNÓSTICOS ANUNCIA GRANDES INVESTIMENTOS EM 2021
Publicado em: 31/05/2021, 19:46
Investimentos em tecnologia e soluções digitais fazem o DB Diagnósticos, único laboratório de apoio do país, impulsionar-se no mercado em 2021. Com atuação nacional, a empresa prevê um investimento acima de 75 milhões de reais voltados principalmente para a modernização, a expansão e a capacitação. O objetivo é crescer 40%, neste ano, ampliando a capacidade produtiva e ultrapassando a marca de 6.000 clientes.
Presente no mercado há 10 anos, o DB se destaca por apresentar soluções que facilitam a vida dos clientes. Só em 2020, o laboratório cresceu 27%. Mesmo passando pelas dificuldades da pandemia do coronavírus a empresa conseguiu inovar e trazer soluções aos seus parceiros
“O ano de 2020 foi conturbado para nós. Enfrentamos muitas dificuldades por conta de uma demanda inesperada do coronavírus. Internamente, lidamos com problemas de falta de insumos, falta de mão de obra qualificada e um processo moroso para a realização do teste de RT-PCR, para o diagnóstico dessa doença. Voltamos todos os nossos esforços para atender aos nossos clientes, principalmente os hospitais, que demandavam grande parte das solicitações”, conta Dr. Antônio Fabron Júnior, diretor-geral do DB Diagnósticos.
Os processos internos direcionados ao COVID-19 foram muitos. A unidade especializada, DB Molecular, sede dedicada aos exames genéticos e moleculares, reformulou seus processos internos com a finalidade de ganhar tempo e aumentar a capacidade produtiva, já os processos externos focaram em transporte e planejamento. “Desenvolvemos uma operação específica para a Covid-19, com fluxos bem estruturados para que as amostras chegassem em segurança e fossem analisadas e liberadas em tempo hábil. Tudo para que não houvesse interrupções no diagnóstico”, explica Marcelo Ruiz, diretor-técnico do laboratório. O DB funciona 365 dias por ano, 24 horas por dia em uma estrutura dedicada a várias áreas. E agora, com a operação intensificada para atender à demanda dos testes do novo coronavírus.
Movidos por essa alta do mercado, o ano de 2020, apesar dos desafios, também trouxe frutos ao laboratório, que passou a bater recordes diários de 500 mil exames. Além dos exames moleculares, o DB também investiu em exames sorológicos que fazem o diagnóstico do vírus, além da detecção da resposta imune ao SARS-Cov-2. Mais recentemente o laboratório também começou a ofertar o Teste de Covid Neutralizante, indicado para pessoas que querem saber se têm o anticorpo neutralizante no corpo, ou para quem já tomou a vacina e quer confirmar a produção dos anticorpos.
“Temos uma capacidade de adaptação enorme, e é essa nossa capacidade que nos faz ir além, que nos deixa motivado para sempre ir em busca por mais. E, agora queremos trazer mais novidades aos nossos parceiros. Nossos clientes são formados por hospitais, clínicas e laboratórios e queremos dar um passo grande, levando inovação e soluções digitais a eles”, diz Tobias Thabet Martins, diretor-comercial.
Com previsão de crescimento para os próximos anos, o foco dos investimentos será principalmente em estrutura física, com a criação de novas unidades: uma nova sede especializada em exames de toxicologia ocupacional e toxicologia de larga janela de detecção e a continuidade do processo de descentralização em análises clínicas. Com isso o laboratório aumenta a capacidade produtiva e expande o parque tecnológico. Ao todo, o DB pretende ultrapassar a capacidade de 20 milhões de exames mensais e 35 mil m² de área produtiva.
Grande parte dos investimentos serão também destinados às soluções tecnológicas, por meio de uma estratégia digital. Segundo o gerente corporativo da área de Tecnologia da Informação, Arthur Brugnari, o DB Diagnósticos prepara uma grande transformação, com foco em pessoas, tecnologias e processos. “A ideia é promover uma mudança na cultura organizacional, inserindo uma nova forma de pensar em nosso time e incorporando novos espaços digitais de trabalho. Assim, melhoramos nossa produtividade, focamos em inovação e criamos um formato de trabalho integrado em todas as áreas.”, afirma o gerente.
Os avanços em tecnologia abordam grandes projetos, Arthur destaca o uso intenso de Cloud Computing, IoT e Big Datas. “Acreditamos em um novo DB, orientados agora, por dados. Com esse avanço conseguimos trazer uma visão do cliente para dentro da empresa. Queremos levar aos parceiros novos portais, aplicativos e mais funcionalidade, potencializando a experiência do usuário”, complementa.
O laboratório também fará uso de inteligência do mercado e inteligência artificial com foco em melhorias de fluxo, automação de processos e desenvolvimento de algoritmos para análise preditiva. “Estamos trabalhando em muitas alterações e queremos que nosso parceiro faça parte dessa transição. Esses três eixos são fundamentais para o desenvolvimento de todo esse trabalho. Só com a aplicação de tecnologia, não conseguimos fazer nada. Precisamos de pessoas qualificadas e melhorias de processos também. Os três pilares têm uma união muito significativa para esse novo caminho acontecer. A sinergia desses pontos é a grande estratégia de toda essa renovação na empresa”, complementa Tobias, diretor-comercial.
Com um olhar no futuro, o DB se reposiciona e renova sua identidade visual para acompanhar os processos de modificações internas, conectando-se mais ao propósito do laboratório, que se fortalece como uma empresa de tecnologia. O DB segue consciente de que seus serviços impactam centenas de clientes e transformam a vida de milhares de pessoas, levando diagnósticos de cura a quem precisa em qualquer lugar do Brasil. Mas, ainda há muito a ser desenvolvido na Medicina Laboratorial e o DB tem muito a contribuir para esta reforma.
Os próximos anos do DB caminham em sentido a um aperfeiçoamento contínuo, de uma empresa que não para de crescer e aprecia uma evolução insistente e ilimitada. A nova logomarca do DB se transforma em um símbolo que remete ao infinito, trazendo o conceito de uma marca contínua e duradoura. A cor principal continua a mesma, o verde-água apenas ganha uma nova tonalidade e vem acompanhada agora do azul. Não só a marca “mãe” do DB ganha uma nova roupagem, mas também as unidades dedicadas, como o DB Molecular, que segue os traços fluidos da marca principal, mas remetendo o desenho de um DNA.
Acompanhando as alterações, as marcas DB Patologia e DB Toxicológico também se renovam. O DB Patologia, sede que realiza, basicamente, exames que fazem diagnósticos de câncer, por meio de métodos, como Imuno-histoquímica e Citopatologia, também teve alteração na tonalidade do tradicional rosa, e seu formato faz menções às células do tecido humano, quando vista de um microscópio. O DB Toxicológico, que se dedica aos exames de Larga Janela de Detecção e de Toxicologia Ocupacional, foi repaginado totalmente na sua identidade visual, com uma nova cor, trazendo um laranja mais vivo e um símbolo que faz referências às ligações químicas.
Matéria retirada da revista HealthCare, leia o original aqui!