DB Diagnósticos cresce mais de 20% ao ano e prevê faturamento de R$ 1,6 bi
Publicado em: 02/05/2024, 18:11
O DB Diagnósticos já responde por 10% de todos os exames processados no país. E a expectativa é atingir R$ 1,6 bilhão de faturamento este ano, mantendo sua régua de crescimento constante superior a 20% ao ano. “Nossa meta é chegar aos 240 milhões de exames processados”, afirma o diretor comercial Tobias Thabet Martins. A empresa, que já tem 13 anos no mercado, funciona no modelo B2B, atendendo mais de 9 mil clientes espalhados pelo país, por meio do serviço de apoio laboratorial.
Atuando em todas essas frentes, com uma logística inteligente e uma frota de veículos especialmente adaptados para o transporte de amostras biológicas, que realiza quase 200 mil atendimentos ao cliente/mês, além de estar apoiada em tecnologia para chegar a todas as regiões do Brasil, a empresa se empenha em alcançar a ambiciosa meta de democratizar o acesso à Saúde, facilitando o cuidado médico para as pessoas onde quer que estejam e oferecendo diagnósticos cada vez mais precisos e com agilidade mesmo em regiões mais remotas.
A marca aposta em uma estratégia que vem dando resultados importantes: a descentralização. Hoje conta com seis unidades técnicas de análises clínicas, além de três unidades especializadas (Molecular, Patologia e Toxicologia), que garantem uma capacidade produtiva para realizar mais de 35 milhões de exames mensais. Com esse modelo, os resultados são sentidos na ponta, com encurtamento do tempo de logística da amostra para unidade técnica e de liberação do resultado para o paciente.
Com uma trajetória de sucesso e sendo líder no mercado, o DB se posiciona como a melhor opção para o apoio laboratorial no Brasil. “Estando mais próximos da geração dos exames, levamos o serviço da Medicina Diagnóstica de forma mais célere e mais qualidade de vida para a população, gerando mais saúde de maneira global”, justifica o head Comercial e Produto, Valdi Melo.
Inovação na Saúde
O modelo de atuação do DB Diagnósticos, como laboratório exclusivamente de apoio, foi muito bem recebido pelo mercado. “Nossos clientes entendem que não somos concorrentes, pelo contrário, mostramo-nos como uma extensão do laboratório deles, com nível de qualidade igual ou superior, otimização de prazos e menor custo”, enumera Isabella Ortiz, gerente nacional do DB Molecular e DB Patologia.
Com uma visão inovadora e compromisso com o crescimento de seus parceiros laboratoriais, o DB reconhece a necessidade de adaptação às mudanças do setor e, por isso, investe constantemente em soluções para capacitar seus parceiros, incentivando-os a se reinventarem e a aproveitarem as oportunidades do mercado digital. Um exemplo disso é a S2 labs, um e-commerce completo que a marca disponibiliza aos seus clientes, permitindo que eles ampliem seu alcance e potencializem o faturamento por meio da venda online de exames laboratoriais, ao mesmo tempo em que oferecem maior comodidade aos pacientes.
A marca também oferece a esses parceiros laboratoriais a possibilidade de desenvolvimento profissional por meio da UNIDB, sua Universidade Corporativa. Esta plataforma online fornece acesso gratuito a uma ampla variedade de conteúdos e capacitações sobre os mais diversos temas do setor de Saúde. Desde sua implementação em 2021, mais de 200 conteúdos foram disponibilizados, garantindo que tanto o público interno quanto o externo ao DB estejam se atualizando constantemente e assim preparados para enfrentar os desafios e abraçar as oportunidades do mercado.
A empresa está trabalhando também na estratégia de altos investimentos em inovação e na expertise de profissionais reconhecidos no mercado. Desde 2023, vem apostando na integração de uma equipe médica altamente qualificada, mantendo não apenas a excelência em cada análise, mas também proporcionando aos pacientes dos laboratórios parceiros uma abordagem integral e personalizada de cada diagnósticos para a sua saúde.
Recentemente, o DB implementou mais tecnologia de ponta, introduzindo exames de alta complexidade de última geração por meio de seus setores especializados, que abrangem três grandes áreas: patológicas, moleculares e genômica.
Com potencial de oferecer diagnósticos precisos, cada área da empresa é olhada de forma independente. A unidade DB Patologia tem capacidade para processar mais de 350 mil exames por mês e conta com uma equipe altamente especializada com mais de 50 médicos patologistas. A divisão engloba anatomia patológica, citopatologia e imuno-histoquímica.
A tecnologia permeia também o DB Molecular, divisão dedicada à biologia molecular, à genética, citogenética e citogenômica, à genômica e à citometria de fluxo. “Apesar de haver processos quase artesanais na citogenética, trabalhamos com equipamentos facilitadores e inteligência artificial que vêm corroborando com um aumento de 30% da produtividade”, afirma Antoniella Cobacho, gerente do setor de Citogenética e Citometria de Fluxo. Atualmente, a área processa mais de 300 mil exames por mês.
O processo é todo integrado, e as especialidades estão conectadas, podendo fechar um diagnóstico unificando informações. Renata Sacchi, gerente do DB Patologia, explica que uma amostra coletada pode ser analisada por diferentes áreas para que o diagnóstico seja mais preciso, podendo resultar até mesmo na definição do melhor tratamento. “Quando necessário, analisamos a lâmina na patologia, no molecular e fazemos exames genéticos para entender quais podem ser os melhores medicamentos para cada caso. Assim, conseguimos ajudar no cuidado do começo ao fim da jornada do paciente”, ressalta.
Em linha com os avanços tecnológicos, o DB vem investindo nos exames de alta complexidade, que estão cada vez mais acessíveis. “Tivemos inovações importantes, principalmente em genômica, que melhoraram a tecnologia, a precisão e reduziram os custos”, diz Graziele Losso, gerente de Unidade Técnica de Genômica. Ela ressalta a participação brasileira como referência no sequenciamento genético e aposta na implementação da genômica na prática médica em breve.
Agora, o desafio é a educação médica. A marca reconhece a necessidade de investir na disseminação de informação sobre esse portfólio de análises cada vez mais amplo e acessível. “Queremos mostrar que nosso portfólio com mais de 4 mil exames está à disposição para as mais diversas regiões, sem que o paciente tenha de se deslocar para realizar os testes, facilitando sua jornada. Ele pode se valer de nossa rede de clientes para ter seu diagnóstico com menor custo e mais rapidamente”, aponta Aureliano Fagundes, Gerente Executivo de Operações do DB.
Atuando nesse sentido, a empresa vem se posicionando como agente de transformação, comprometida a promover acesso amplo e equitativo aos serviços. “Desejamos ser a mola propulsora que leve Saúde de qualidade a todas as regiões do país”, finaliza Valdi.
Matéria retirada do site Valor Econômico - Original aqui