DB e laboratórios parceiros do Rio Grande do Sul unem forças em meio à crise climática
Publicado em: 28/05/2024, 18:37
As recentes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul não apenas afetaram moradores e famílias da região, mas desafiaram a equipe do DB e seus laboratórios parceiros a encontrar soluções para continuar operando com seus serviços. Para enfrentar essa situação, o setor de Logística reuniu-se com representantes e clientes em um processo colaborativo, garantindo que as amostras coletadas chegassem às unidades em segurança e no menor tempo possível.
Além desses esforços operacionais, o DB está ativamente envolvido em ações de apoio às vítimas das enchentes, estendendo sua ajuda não apenas aos laboratórios parceiros afetados, mas à população local. A empresa fez a doação de produtos de limpeza e organizou campanhas para arrecadar donativos, incluindo alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal, direcionando esses recursos para as áreas mais atingidas.
Em uma conversa exclusiva, o gerente regional de vendas, Christian Walter de Araujo Schwarz, falou sobre as dificuldades enfrentadas e as estratégias adotadas para que o trabalho continuasse rodando, além de discutir as condutas para oferecer assistência à comunidade do estado gaúcho de alguma forma.
"Em um primeiro momento, ficamos muito apreensivos com tudo, sem efetivamente ainda entender, porque foi uma situação muito fora da curva. E todos nós vivendo com a dificuldade, tanto individualmente quanto em grupo também", compartilhou Christian, cuja equipe atua em áreas especialmente atingidas pelas enchentes, como Lajeado, Canoas e Porto Alegre.
Em resposta a esse cenário, foi necessário um trabalho conjunto. Segundo Christian, a tática foi reunir a equipe comercial, os clientes laboratoriais locais, a equipe de Logística Interna e a externa que atendem esses clientes nas rotas afetadas e fazer um trabalho de avaliação diária. Para isso, eles realizaram de 2 a 3 reuniões por dia para avaliar toda a região.
Com estradas danificadas e alagadas, cada rota se tornou uma incógnita, exigindo atitudes adaptáveis e ágeis por parte da equipe. "Cada percurso era uma dúvida, sendo acompanhado por todos nós para que fizéssemos os ajustes necessários nas ações, conforme cada um de sua região ia conversando com as pessoas, entendendo caminhos alternativos para a logística e as opções de rota mais seguras", relatou.
A colaboração entre diferentes áreas do DB e dos laboratórios parceiros foi fundamental para encontrar soluções viáveis. "Acho que o principal fator, efetivamente, foi essa união dos diversos setores envolvidos no atendimento, para que a gente pudesse enxergar as melhores alternativas", destacou o gerente.
Além disso, adaptações operacionais foram necessárias para lidar com as limitações impostas pelas enchentes. "Fizemos um alinhamento muito forte com os clientes também para que pudéssemos coletar 2 ou 3 vezes na semana, em vez de todos os dias e para que pudéssemos levar os materiais para um ponto só. Então, todos os laboratórios se reuniram num único ponto para que fossem feitas essas coletas", explicou.
Diante das dificuldades, a determinação em atender às necessidades dos pacientes foi o que impulsionou as equipes do DB e dos laboratórios do Rio Grande do Sul. "Todo o sentido desse trabalho é bastante ligado à emoção de poder ajudar aqueles que foram afetados pelas enchentes, também priorizando a logística de amostras de pacientes que estão precisando de um diagnóstico num momento tão crítico para dar sequência aos tratamentos. Isso, para nós, tem um valor imenso", reflete Christian.
Durante esse período desafiador, o DB realizou todas as ações necessárias para auxiliar quem mais precisava e, atualmente, encontra-se em fase de reorganização frente aos danos ocasionados pelas enchentes, enquanto busca compreender as consequências de todo esse cenário para o setor da Saúde. A empresa também está empenhada em encontrar maneiras de continuar contribuindo para minimizar os impactos dessa tragédia climática, garantindo a eficiência no atendimento aos clientes e à população do Rio Grande do Sul.