Dia Mundial da Qualidade e sua importância para as empresas
Publicado em: 10/11/2022, 14:53
Você já ouviu falar no Dia Mundial da Qualidade? A data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), reconhecida como “patrimônio mundial”, é celebrada anualmente desde 1990, na segunda quinta-feira do mês de novembro. Mas, por que comemorar a qualidade com um dia somente para ela? Por que é importante ter esse setor dentro de uma empresa?
Poderíamos dizer que depois da felicidade, a qualidade é uma busca constante, que nos move diariamente para sermos melhores naquilo que fazemos e nos serviços prestados a outras pessoas. Com diferentes significados e definições únicas, para cada indivíduo ou grupo de pessoas, por exemplo, dentro de uma organização, a qualidade é uma das ferramentas mais importantes que vai movimentar toda a engrenagem de produtividade, diretamente ligada no resultado final. Suprindo expectativas e alcançando a satisfação dos clientes. Certamente, é a essência das organizações e não deve ficar isolada do setor de produção.
A importância da data
A celebração da data fomenta a importância da Gestão de Qualidade e incentiva a reflexão sobre como implementá-la com disciplina e de forma mais intensa dentro das empresas. Um dos experts da qualidade, Armand Vallin Feigenbaum, conhecido pelos atuantes na área, criou em 1956, a expressão “Controle de Qualidade Total” ou TQC em inglês. Depois de notar que a solução para a constante exigência dos consumidores, seria o envolvimento da equipe, ou seja, a qualidade é o resultado do esforço de todos.
Estratégias para implementar a gestão de qualidade
Existem algumas estratégias que podem melhorar a qualidade dentro dos serviços de uma empresa. A primeira delas, é identificar melhorias e realizar a otimização de processos internos, descartando etapas desnecessárias, simplificando e substituindo outras.
Orientar a equipe também é uma estratégia, papel essencial do gestor, que norteará cada colaborador a executar tarefas de maneira padronizada. Sendo importante que os padrões sejam implementados previamente, acompanhando as atividades e mantendo o controle de qualidade.
É claro que não basta isso, o setor de qualidade precisa estar engajado, juntamente com as demais áreas. Em outra publicação no blog contamos mais detalhes de como fazer essa implementação em laboratórios de análises clínicas, clique aqui para ler.
A missão do DB é oferecer o mais alto padrão de qualidade e serviços de excelência na área de apoio laboratorial com uma política ética e responsável que visa o contínuo investimento em tecnologia, capital humano e relacionamento com o cliente. E a nossa excelência é comprovada pelas principais Acreditações em análises clínicas, toxicológicas, e moleculares, em todas os processos internos.
A evolução é a marca do DB e seguimos prontos para ser referência sempre!