Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas: diagnóstico precoce aumenta chances de cura e melhora qualidade de vida dos pacientes
Publicado em: 15/09/2022, 13:42
Apesar do alto índice de pacientes, tem uma boa taxa de recuperação – alguns tipos têm 80% de chance de cura quando diagnosticados em estágio inicial. É aí que entra a importância do 15 de setembro. Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas. A data foi criada para disseminar informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de câncer no sistema linfático.
O linfoma pode ser do tipo Hodgkin, considerado menos agressivo, ou do tipo não Hodgkin, que tem mais de 20 subtipos e pode exigir um tratamento mais longo. Em ambos os casos, a intervenção no tempo certo aumenta as chances de cura e devolve a qualidade de vida dos pacientes.
Sintomas e diagnóstico
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), os sintomas mais observados nos casos de linfoma são: febre vespertina, suor noturno anormal, perda de peso e de apetite, coceira na pele e surgimento de ínguas (em especial na região do pescoço, axila e virilha). Como esses sintomas são comuns a várias outras doenças, o melhor caminho é procurar um médico. Apesar de apresentar alguns sinais físicos, como o inchaço dos gânglios, o linfoma só é diagnosticado por meio de exames.
Os exames mais utilizados para identificar o linfoma são o hemograma comum e a análise de tecido (biópsia). Em alguns casos, o médico também pode solicitar exames de imagem complementares.
Prevenção faz a diferença
Os exames diagnósticos de rotina são essenciais para prevenir o desenvolvimento de linfomas. Com toda a tecnologia disponível na Medicina, é possível avaliar riscos, predisposição genética e outras condições de saúde que podem interferir na saúde do sistema linfático. Confira alguns dados sobre linfoma, causas e dicas de prevenção.
· O linfoma de Hodgkin não tem origem hereditária e é mais comum em pessoas acima dos 55 anos. Já o não Hodgkin tem maior incidência em pacientes acima dos 60 anos. Os dois tipos também podem acometer crianças e jovens.
· O autoexame regular, apalpando as regiões dos gânglios, ajuda a identificar o inchaço na região. Ao perceber qualquer alteração, procure um médico para exames diagnósticos.
· Bons hábitos de sono, alimentação e exercício físico são essenciais para a nossa saúde. Pacientes que têm um estilo de vida saudável podem responder melhor ao tratamento de linfoma e de outras doenças.
Quer saber mais? Confira esses dois materiais sobre Câncer hereditário e Análise genética de tumores.
Não descuide da sua saúde! Consulte seu médico periodicamente e solicite exames diagnósticos pelo menos uma vez ao ano.