Dia Mundial do Coração: prevenção é o melhor remédio contra doenças cardiovasculares
Publicado em: 29/09/2022, 21:19
Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que, todos os anos, cerca de 300 mil pessoas sofrem infarto agudo do miocárdio. Há, também, uma estimativa de que o número de casos aumente em até 250% nos próximos 20 anos. Já deu para perceber a importância de fazer exames regulares: eles podem reduzir esses índices e até as taxas de mortalidade.
Essa é a missão do Dia Mundial do Coração, em 29 de setembro, uma campanha global de conscientização sobre problemas cardiovasculares. A data foi criada para incentivar pessoas de todo o mundo a adotarem hábitos mais saudáveis. Afinal, cuidar da saúde do coração não é só fazer exames: pequenas mudanças na rotina são fundamentais para ter longevidade.
Mais saúde para o coração
A hipertensão arterial é a maior causadora de infartos e AVCs em todo o mundo. A OMS considera um problema global de saúde e elaborou uma série de recomendações para preservar a saúde do coração.
· Redução do consumo de sal. Um adulto deve consumir, no máximo, 5 gramas de sal por dia. Parece fácil escolher a quantidade de sal que você vai colocar na comida, mas o problema é que muitos alimentos contêm excesso de sódio, que é um dos componentes do sal. Na dúvida, prefira alimentos naturais. Quanto menos industrializado, melhor para o coração.
· Praticar atividades físicas regulares. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana. Isso significa uma hora por dia de semana. E não precisa nem encarar a academia: uma boa caminhada já estimula o sistema cardiovascular.
· Fazer exames de sangue pelo menos uma vez ao ano. É importante medir as taxas de colesterol e triglicerídeos. Quando alguma delas está acima do normal, já é um sinal de alerta para promover mudanças na rotina.
Nunca é demais lembrar: controlar a obesidade, evitar o sedentarismo e o tabagismo são comportamentos essenciais para reduzir os riscos de doenças do coração.
Compartilhe este conteúdo com alguém! Vamos juntos cuidar dos nossos corações!