DIAGNÓSTICOS DO BRASIL COMPLETA UMA DÉCADA DE HISTÓRIA
Publicado em: 19/05/2021, 13:50
Desde que o laboratório de apoio Diagnósticos do Brasil surgiu no mercado, há 10 anos, seu crescimento foi constante e marcado, em todos os anos, com muita vitória. Em cada dia dessa história, o DB pôde celebrar pequenas e grandes realizações. São muitas conquistas que impulsionaram o laboratório a se desenvolver ainda mais. Com isso, os frutos foram colhidos mesmo em tão pouco tempo de jornada. São recordes de exames analisados em um dia ou ao mês, a liderança no setor de apoio laboratorial e a consolidação no mercado nacional.
E isso se deve a muito trabalho. Ao longo desses 10 anos, o laboratório investiu muito. Houve o aumento da capacidade produtiva, a expansão do parque tecnológico, a ampliação de infraestrutura, além de capacitação de colaboradores. O DB também atuou de forma estratégica no mercado, descentralizando áreas de análises especializadas; agindo fortemente no atendimento técnico e no científico e oferecendo serviços agregados que outros laboratórios não ofertavam, como consultoria financeira, apoio aos materiais de Marketing, capacitação dos clientes e apoios jurídicos.
Com isso, o DB foi ganhando potência e conquistando os clientes. Com atualizações constantes no leque de exames ofertados e assegurado por certificados e acreditações de qualidade, o laboratório recebeu cada vez mais a confiança dos parceiros. Agora, em 2021, a empresa dá mais um passo grande e traz a tecnologia avançada do futuro para o presente. No ano dos 10 anos de DB, o laboratório de apoio insere mais 75 milhões de reais nos negócios: “2021 é um ano de renovação para nós. É o nosso aniversário de 10 anos e temos muito orgulho da nossa trajetória. Sempre inovamos e investimos para trazer soluções aos nossos parceiros. Desta vez, não será diferente. Serão 75 milhões de investimentos em estrutura, capacidade de produção, e, principalmente, em soluções digitais. Um grande movimento que faz o DB dar um passo largo em direção à evolução tecnológica”, comenta Tobias Thabet Martins, um dos fundadores do DB Diagnósticos e diretor-comercial do laboratório.
O DB surgiu de uma ideia inovadora: ser um laboratório exclusivamente de apoio, um negócio arriscado, já que dependeria somente das demandas dos parceiros. Por outro lado, havia uma lacuna no mercado, em que laboratórios, clínicas e hospitais contavam com o apoio de empresas grandes, que eram, ao mesmo tempo, seus concorrentes. “Quando o DB surgiu, o mercado era dominado por grandes laboratórios e marcas tradicionais. Mas, como toda nova empresa, chegamos cheios de novas ideias e vontade de fazer diferente. Foi assim que crescemos rapidamente e nos tornamos líderes em apoio laboratorial. Nosso novo jeito de pensar, unindo atendimento, performance e eficiência, mudou para sempre o mercado da Medicina Diagnóstica no Brasil.”, explica Tobias.
Aos poucos, o DB foi ganhando o país, levando exames de alta complexidade para regiões mais distantes e democratizando o acesso à saúde. Apesar de algumas dificuldades encontradas, a empresa sempre se moldou aos novos fluxos e modelos de gestão. Entretanto, foi em 2020 que encontrou um desafio maior, com a pandemia do coronavírus.
O ano de 2020 iniciou com grandes promessas para o DB. Já havia uma previsão no aumento dos números de exames realizados, uma vez que, no ano anterior (2019), o grupo havia expandido sua sede matriz para uma megaunidade, atingindo a capacidade produtiva de 15 milhões de exames mensais. Porém, com a avalanche da Covid-19, o DB deixou grande parte do planejado de lado e concentrou as forças nas realizações dos testes que fazem a detecção da doença. Foi um período em que a procura pelos testes eram enormes. Em contrapartida, era preciso se reinventar, já que faltava matéria-prima básica e mão de obra. O ano não foi fácil, com destaque para a sede dedicada a exames moleculares, o DB Molecular. A filial realiza os exames RT-PCR, que faz a detecção do vírus por meio do seu RNA, principal teste para a descoberta da Covid-19. Com a alta procura, o laboratório ampliou sua capacidade de produção, chegando ao aumento de 300%.
Ainda assim, o DB Diagnósticos apontou um crescimento de 23% no ano de 2020, na contramão do mercado brasileiro. “Essa capacidade de adaptação, que faz parte de quem somos, ficou ainda mais evidente em 2020. Evoluímos com mais rapidez por conta do contexto global trazido pela pandemia da Covid-19 e desenvolvemos novos processos e técnicas para atender a uma demanda inesperada e urgente. A transformação e a necessidade nos impulsionaram mais uma vez em direção ao novo. A agilidade e a capacidade de adaptação provaram que são tão ou mais importantes que a tradição, e a relevância da terceirização de exames se tornou ainda mais evidente. Diante do caos, evoluímos, nos reinventamos e fortalecemos nossas parcerias. Isso é apoio.”, comenta Dr. Antônio Fabron Junior, fundador e diretor-geral do DB. E para marcar o ano, no mês de setembro de 2020, o laboratório bateu o recorde de 9 milhões de exames realizados em um único mês e, já no mês seguinte, em outubro, o número saltou para 10 milhões de exames dedicados exclusivamente ao apoio laboratorial.
UM NOVO DB PARA MAIS 10 ANOS
Agora, com um olhar no futuro e completando dois anos de liderança no mercado de apoio laboratorial, o DB lança sua nova marca, uma nova identidade visual que traz consigo um novo posicionamento e novas atitudes. “Não é apenas uma nova identidade visual ou uma nova marca, mas sim uma nova forma de pensar, de encarar o nosso negócio. No DB, nós somos movidos pela evolução e, por isso, queremos que todos façam parte desse movimento com a gente”, diz o diretor-comercial do DB, Tobias Thabet Martins.
A empresa se posiciona agora, não somente como um laboratório de apoio, mas sim como uma empresa de tecnologia. Para os próximos 10 anos, os negócios pretendem expandir para além, entrando na era digital. O foco é implementar uma cultura mais hi-tech, com esforços em gerenciamento de dados, estratégias digitais, inteligência de mercado e inteligência artificial.
As mudanças também são visuais. A nova logomarca do DB se transforma em um símbolo que remete ao infinito, trazendo o conceito de uma marca contínua, duradoura e ilimitada. A cor principal continua a mesma, o verde-água apenas ganha uma nova tonalidade e vem acompanhada agora do azul. Não só a marca “mãe” do DB ganha uma nova roupagem, mas também as unidades dedicadas, como o DB Molecular, que segue os traços fluidos da marca principal, mas remetendo o desenho de um DNA.
Acompanhando as alterações, as marcas DB Patologia e DB Toxicológico também se renovam. O DB Patologia, sede que realiza, basicamente, exames que fazem diagnósticos de câncer, por meio de métodos, como Imuno-histoquímica e Citopatologia, também teve alteração na tonalidade do tradicional rosa, e seu formato faz menções às células do tecido humano, quando vista de um microscópio. O DB Toxicológico, que se dedica aos exames de Larga Janela de Detecção e de Toxicologia Ocupacional, foi repaginado totalmente na sua identidade visual, com uma nova cor, trazendo um laranja mais vivo e um símbolo que faz referências às ligações químicas.
“Nossa nova marca representa a consolidação de um novo DB, que não parou nunca de evoluir e está pronto para seguir em frente. Ao mesmo tempo, sabemos que fatores, como compromisso, respeito, agilidade e confiança, são alicerces do nosso negócio. São eles que devem guiar o caminho para tudo o que fizermos nos próximos 10, 20 ou 30 anos, assim como nos guiaram com sucesso até aqui.”, complementa Dr. Fabron.
Mas o aniversário não traz só a mudança de marca. Os planos para 2021 são arrojados. Além do grande projeto de transformação digital, o objetivo esse ano é chegar à capacidade produtiva de 20 milhões de exames. Para isso, haverá expansão física, ultrapassando a marca de 35 mil metros quadrados.
O DB impressiona desde seu início até hoje, por ser uma empresa sólida e avançar junto com seus parceiros, sem nunca ter deixado de cumprir o seu objetivo, mesmo com tanto crescimento: ser 100% o apoio e a extensão do laboratório de seus clientes. Agora o DB assume um compromisso com a inovação, a ciência e a tecnologia. A transformação é contínua para um laboratório que não tem fronteiras quando o assunto é evolução.
Matéria retirada da Revista Newslab, acesse o original aqui.