DIAGNÓSTICOS DO BRASIL ENCERRA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO ENANI COM ÊXITO TOTAL
Publicado em: 30/07/2020, 17:16
Há dois anos o Diagnósticos do Brasil iniciava um projeto enorme coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), pela Fundação Oswaldo Cruz e pela Universidade Federal Fluminense: o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI). O projeto faz parte de uma pesquisa científica, encomendada pelo Ministério da Saúde, que avalia o consumo alimentar, as práticas de aleitamento materno, o estado nutricional e as deficiências de micronutrientes em crianças de 6 meses a 5 anos. Entre os marcadores analisados estão: hemoglobina, vitamina A, vitamina D, vitamina E, vitamina B1, vitamina B6, vitamina B12, folato, zinco, selênio e ferritina.
Estima-se que a nível global dois bilhões de pessoas apresentam deficiência em micronutrientes, sendo mais prevalecentes em países em desenvolvimento. “Crianças com falta de nutrição podem apresentar problemas sérios, como: déficit de crescimento, baixo desempenho cognitivo, comprometimento no sistema imunológico, bem como, diarreia, infecção respiratória, cegueira noturna, raquitismo, entre outras. Com o estudo há a possibilidades de identificar onde estão as maiores causas desses problemas, e trabalhar para que esse quadro se reverta”, diz Fábio Kurscheidt, gerente de Operações Estratégicas do DB e responsável por coordenar o projeto dentro do laboratório.
O projeto, até então, inédito no Brasil foi um enorme desafio para a empresa, que precisou reunir uma equipe multidisciplinar para a realização e transporte dos exames. Desde o início do trabalho, foram 123 municípios atendidos, mais de 9 mil coletas realizadas e 98.917 laudos liberados. O DB ainda contou com a cooperação de 150 laboratórios parceiros e 50 representantes comerciais envolvidos.
Agora, final de julho deste ano, a pesquisa chega ao fim. “O DB encerra esse projeto com êxito total, superando todas as expectativas da coordenação da pesquisa. O sucesso se deu devido a colaboração conjunta de todos. Persistência, comprometimento e qualidade são as palavras que definem a equipe desse projeto”, finaliza Fábio.