Quais os principais exames procurados pelas gestantes?
Publicado em: 23/07/2019, 13:36
Toda grávida deve sempre estar atenta à sua saúde, não é mesmo? Além de se preocupar com a saúde do bebê, é essencial que a futura mãe também esteja com todos os exames em dia.
Atualmente, existe uma série de recomendações que ginecologistas, obstetras e outros profissionais da saúde propõem para que as gestantes tenham uma gravidez tranquila, evitando eventuais problemas e prevenindo adversidades futuras.
Mas como os laboratórios devem receber esse público e quais são os exames mais procurados pelas mulheres durante seus meses de gravidez? Quer saber mais sobre o assunto? Então você está no lugar correto!
Fase pré-natal
Todos os exames realizados nesta fase são de extrema importância, pois eles identificam como está a saúde atual da gestante. O acompanhamento, chamado de pré-natal, pode variar, mas na maioria dos casos ocorre uma vez por mês.
O Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN), pertencente ao Ministério da Saúde, recomenda a realização de, no mínimo, seis consultas pré-natais distribuídas da seguinte maneira: uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre.
É também nesse período que a gestante passa por um acompanhamento médico-obstetra, no qual são esclarecidas dúvidas a respeito das mudanças corporais como manchas na pele, desconforto nas costas, inchaço nos pés, ganho de peso etc.
Como os laboratórios devem se preparar
Os médicos responsáveis pela saúde das mães devem estar atentos a qualquer sinal apresentado durante os exames laboratoriais. Afinal, qualquer alteração inesperada deve ser rapidamente investigada para que a vida do feto não seja afetada.
Seja antes da gestação (quando ela é programada) com os os exames preventivos, durante o período de nove meses e até mesmo após o parto (no período neonatal), os laboratórios devem apresentar uma estrutura de ponta, certificando que todos os exames serão realizados sem problema algum.
Além disso, é fundamental que os laboratórios foquem em um atendimento humanizado. Ele consiste em considerar uma integralidade única de cuidado, ou seja, pressupondo a união entre a qualidade do tratamento técnico e a qualidade do relacionamento que se desenvolve entre paciente, familiares e equipe, colocando a ética sempre em primeiro lugar. Isso resultará em um conforto maior por parte das gestantes durante a realização dos exames.
Os principais exames
Separamos abaixo uma lista dos exames com maior procura por parte das pacientes gestantes. Confira quais são:
Hemograma completo
Esse exame indica a avaliação dos compostos presentes no sangue, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Por meio do hemograma, é possível descobrir se a gestante possui anemia ou alguma infecção e qual o estado do seu sistema imunológico.
O hemograma deve ser realizado na primeira consulta da gestação, podendo ser repetido em outros trimestre, de acordo com as recomendações do obstetra.
Glicemia
Esse exame, realizado em jejum pela grávida, indica a quantidade de açúcar no sangue. Se forem apresentados níveis muito altos, pode significar uma diabetes gestacional, altamente prejudicial para o feto. Se forem baixos, a paciente pode ter tonturas, desmaios e taquicardias.
A glicemia deve ser realizada logo na primeira bateria de exames pré-natais. Já a curva de glicemia (teste oral) é sempre pedida a partir do 5º mês.
Sistema ABO e fator Rh
O procedimento indica qual é o tipo de sangue da grávida, fundamental para saber qual o sangue ajudará em possíveis transfusões sanguíneas. Mães que possuem fator Rh negativo e que têm bebês com fator positivo, por exemplo, podem resultar em um quadro chamado de eritroblastose fetal. Quando os sangues de tipos distintos entram em contato, anticorpos anti-Rh são formados, podendo destruir hemácias do próximo feto que a mulher vier a ter. Esse exame também é solicitado nas primeiras consultas, sem necessidade de ser repetido.
Sorologia para HIV e VDRL
Esse exame é fundamental para saber se a mãe é soropositiva, com o vírus HIV no sangue, com indícios (ou não) de desenvolver AIDS. Caso o resultado seja positivo, o HIV pode prejudicar o sistema imunológico do feto, causando complicações em diversos órgãos. Ele é requisitado logo no início do pré-natal.
Exame de TORCHS– toxoplasmose, rubéola, herpes e sífilis
As evidências a favor e contra o rastreamento das TORCHS (toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes simples e sífilis) variam muito quando são consideradas as condições de saúde pública e os dados epidemiológicos da população. Essas doenças são agrupadas em uma mesma sigla, pois possuem apresentação clínica semelhante.
Citomegalovírus, herpes simples vírus, sífilis e hepatite B
Podem ocasionar transmissão vertical das infecções da mãe para o filho e podem aumentar a morbimortalidade do binômio mãe-filho. Quando não diagnosticadas e tratadas adequadamente, ocasionam um sério problema de saúde pública. É muito importante que os testes sejam realizados logo no início do pré-natal e repetidos no terceiro trimestre.
Resultados adequados: se a infecção é antiga, os valores de IgM apresentam como baixos e os de IgG altos.
Ultrassonografia
Esse é um exame que se repete ao longo da gravidez, mas não é obrigatório em todas as fases, ao contrário do que algumas pacientes acreditam. Através do eco gerado por ondas sonoras, é possível saber qual o estado físico do bebê e onde ele está se desenvolvendo — se dentro ou fora do útero, por exemplo.
Por volta da 32ª semana, é essencial a realização desse exame, pois ele dirá como foi o progresso do bebê dentro da barriga da mãe, se ele se desenvolveu corretamente ou se apresenta alguma deficiência.
Urina
Exame geral de indicativo clínico que pode identificar se a gestante possui alguma infecção urinária. Caso seja positiva a presença desta infecção, é preciso tratá-la o quanto antes, pois as bactérias da região íntima podem ir para outras partes do corpo, como rins e fígado. O exame de urina é realizado nas primeiras semanas da gestação e precisa ser repetido no último trimestre.
Fezes
O exame mostra alguns tipos de verminoses que podem estar no organismo da grávida. Caso sejam comprovadas, precisam ser tratadas, pois podem criar ou aumentar quadros de anemia, bastante preocupantes para a gestante. Ele é realizado logo nas primeiras semanas de gestação.
Agora que você já sabe quais são os exames mais procurados pelas gestantes, que tal conhecer o nosso blog para ficar por dentro do assunto? Clique aqui e veja todos os nossos conteúdos publicados!