Fibromialgia: saiba mais sobre essa doença sem causa específica
Publicado em: 08/02/2021, 10:06
Estamos no Fevereiro Roxo, mês da conscientização do lúpus, da fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Doenças importantes para conversarmos sobre elas, né? Hoje, o conteúdo abordado será a fibromialgia, um assunto que gera muitas dúvidas... Por isso, precisamos falar.
A fibromialgia é uma forma de reumatismo, não inflamatória, que confunde muito, por causa dos seus sintomas, como as dores pelo corpo. Essas dores são crônicas, não sendo resolvidas apenas com analgésicos.
Além das dores, que podem durar meses, outros sintomas que geralmente aparecem são: indisposição, ansiedade, depressão, fadiga, distúrbios do sono e sensação de formigamento em mãos e pés.
Aproximadamente, 80% dos casos da fibromialgia são diagnosticados em mulheres. Não se sabe a razão por que isso acontece. Não parece haver uma relação com os hormônios, pois a doença afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa.
A causa específica da doença ainda é desconhecida. O que se sabe é que os níveis de serotonina são mais baixos em quem é diagnosticado com fibromialgia, e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar relacionados ao aparecimento da doença.
O objetivo do tratamento é acabar com a dor, melhorar os distúrbios do sono, melhorar os distúrbios de humor e a qualidade de vida. Dessa forma, o médico que fará o acompanhamento, ministrará os medicamentos adequados, além de orientar o paciente a fazer exercícios físicos e ter um acompanhamento psicológico.
Se você conhece alguém com um desses sintomas, ajude a pessoa a procurar um profissional da área da Saúde, que possa auxiliar em um diagnóstico preciso. Muitas pessoas acabam não levando a sério os sintomas, ou são desacreditadas pela própria família, por se tratar de uma doença sem causa específica. Lembre-se de que saúde é o nosso bem mais precioso. Então, vamos cuidar dela!
Fontes:
Disponível em: https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/fibromialgia-definicao-sintomas-e-porque-acontece/. Acesso em: 26 de jan. de 2021.
Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/33004-fibromialgia-conhece-essa-dor. Acesso em: 26 de jan. 2021.
Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/fibromialgia/. Acesso em: 26 de jan. de 2021.