Gestão da qualidade em Laboratórios de Análises Clínicas: como implementar?
Publicado em: 08/03/2019, 18:45
A gestão da qualidade em Laboratórios de Análises Clínicas é um item importantíssimo que deve ser adotado. Sempre visando a priorização, a padronização e o alto nível dos serviços realizados.
Em outras palavras, a gestão da qualidade em Laboratórios de Análises Clínicas é uma forma de gestão voltada para a excelência em tudo. A estratégia engloba desde o atendimento ao cliente até a entrega do resultado análise laboratorial.
Utilizar a gestão da qualidade em Laboratórios de Análises Clínicas é uma excelente ideia. Ao garantir a qualidade dos processos internos, você é capaz de ir além da necessidade dos seus clientes, mas também se organizar para superar expectativas.
Desse modo, a gestão da qualidade em Laboratórios de Análises Clínicas é um diferencial competitivo. Agora que tal falarmos sobre como adotar essa estratégia no seu laboratório?
Como implementar a gestão da qualidade em Laboratórios de Análises Clínicas?
Além de se adequar às normas técnicas básicas, você também pode utilizar algumas estratégias simples para melhorar a qualidade dos serviços. Falaremos delas a seguir. Acompanhe!
1. Otimize os processos
Ao analisar, minuciosamente, todos os processos internos do laboratório, você possivelmente identificará vários gargalos produtivos. Especialmente se o seu laboratório é novo no mercado.
Alguns procedimentos podem ser desnecessários, outros poderiam ser simplificados e/ou substituídos.
Isso é completamente comum, já que todas as empresas, à medida que crescem, vão criando estratégias para lidar com os novos trabalhos.
Então, o primeiro passo para garantir a qualidade dos seus serviços é identificar oportunidades de melhoria e otimização de processos.
2. Padronize as técnicas do laboratório
Sua equipe não pode trabalhar sem orientações ou guias de como devem executar as tarefas. Muito pelo contrário, todas as atividades e técnicas do laboratório devem ser padronizadas.
Então, junte-se com sua equipe e comece a estabelecer uma norma de ação para cada área da empresa.
Defina a forma de conversar com o cliente, a maneira de fazer as marcações de horário, a melhor estratégia para armazenar as amostras, a forma correta para fazer as análises, etc.
É importante pensar em todo o processo de atividades que a empresa executa, indo da marcação das consultas até a entrega de resultados.
Nossa sugestão é que você faça um fluxograma que envolva toda a jornada do cliente, do primeiro contato dele com seu laboratório ao último. Assim, você consegue ter uma visão geral de quais são os processos chave a serem padronizados.
3. Faça o controle de qualidade
Depois de implementados todos os padrões e normas que devem ser seguidos, é hora acompanhar a execução das atividades. É necessário fazer o controle de qualidade para garantir que nada foi mudado.
Caso algo tenha sido alterado por sua equipe, procure entender o motivo. Em alguns casos, isso acontece porque o padrão estabelecido atrapalhava algum andamento do trabalho. Se essa for a alegação, é interessante considerar uma modificação.
Tenha sempre em mente: a criação e manutenção de um processo de gestão da qualidade não deve ser estático: esteja sempre aberto a novas proposições e melhorias!
Certificações de qualidade são uma boa ideia para a gestão da qualidade em Laboratórios de Análises Clínicas?
Sim! Uma das formas de garantir a qualidade nos processos do seu laboratório de análises clínicas, destacar-se dos concorrentes e mostrá-las para o mercado consumidor é por meio das certificações.
Esses importantes reconhecimentos só são adquiridos depois que sua empresa consegue adequar suas atividades a todos os padrões exigidos pela norma.
As certificações mais importantes nessa área são:
- ISO 17025;
- Departamento de Inspeção e de Credenciamento da Qualidade (DICQ);
- Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC).
Todas essas certificações estão diretamente relacionadas com o controle de qualidade em laboratórios.
Para entender sobre as regras de cada uma, seus requisitos e as implicações da certificação, recomendamos que visite os respectivos sites e leia os documentos informativos ou busque uma consultoria.
Como você pôde ver, a gestão da qualidade dos serviços do seu laboratório de análises clínicas é necessária para entregar ao cliente a melhor experiência que ele poderia ter.
Ao adotar as medidas necessárias para uma boa gestão da qualidade em Laboratórios de Análises Clínicas sua empresa garante a excelência em todos os processos. Além disso, tem o ganho de um diferencial competitivo.
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