Hipertensão: ações para conscientização
Publicado em: 17/05/2019, 11:38
Você sabia que o dia 17 de maio é considerado o Dia Mundial de Combate a Hipertensão?
Nesta data, muitas entidades realizam ações de conscientização sobre a doença, buscando mudar uma realidade preocupante.
Somente no Brasil, quase 25% da população sofre desta doença. Isso é o que diz um estudo realizado em 2017 pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
Saber um pouco mais sobre essa doença, suas causas, riscos e como prevenir, pode ser de grande importância para mudarmos essa realidade.
Quer saber o que você pode fazer para aumentar a conscientização sobre a hipertensão? Então está no lugar certo! Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O que é hipertensão?
Considerada uma doença silenciosa, a hipertensão faz com que o coração precise se esforçar mais que o normal, o que pode comprometer o funcionamento de outros órgãos. Ela é caracterizada principalmente pelos elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias.
Normalmente, acontece quando os valores de pressão máxima e mínima são iguais ou maiores que 140/90 mmHg, ou 14 por 9. Isso faz com que o coração se esforce mais para distribuir o sangue corretamente pelo corpo.
A doença que atinge tanto homens quanto mulheres, magros e obesos, pessoas mais calmas ou mais nervosas e de qualquer idade. Ou seja, pode ser um mal que acontece com qualquer um. Por este motivo é tão importante conhecê-la e saber como preveni-la.
Causas da pressão alta
Em grande parte dos casos, a hipertensão é hereditária. Ou seja, é herdada dos pais. Mas existem diversos fatores que podem influenciar nos níveis de pressão arterial e causar a doença. Conheça alguns deles:
- Fumo
- Consumo de bebidas alcoólicas
- Obesidade
- Estresse
- Consumo de sal elevado
- Colesterol alto
- Sedentarismo
Principais sintomas da hipertensão
É de grande importância medir a pressão regularmente, uma vez que essa é uma das únicas formas de diagnosticar a hipertensão. Mas vale ficar atento a alguns sintomas que aparecem quando ela está muito alta:
- Dores no peito e dores de cabeça
- Tonturas
- Zumbidos no ouvido
- Fraqueza
- Visão embaçada
- Sangramento nasal
Como conscientizar?
Seja indo a um laboratório ou clínica médica, o Dia Mundial de Combate a Hipertensão pode ser uma boa oportunidade para trabalhar a conscientização não apenas de funcionários e pacientes, mas também da população em geral.
Segundo dados do Ministério da Saúde, por dia, 388 pessoas morrem no Brasil por causa de pressão alta. Então, que tal aproveitar a data para realizar atividades para tentar reverter esse cenário?
Os estabelecimentos podem organizar atividades para alertar sobre as causas, os sintomas e o que cada um pode fazer para prevenir a pressão alta. As atividades podem contar com o apoio de profissionais da área da saúde.
Mas, que atividades seriam essas? Veja a seguir:
- Aferição de pressão arterial, índice de massa corporal, circunferência abdominal e outros aspectos que podem interferir na pressão
- Dicas de nutrição e alimentação saudável
- Programa de combate ao sedentarismo, com a organização de grupos para a realização de atividades físicas periódicas
- Palestras sobre os perigos da hipertensão
- Orientações com psicólogo sobre os riscos do estresse e da ansiedade e a adoção de um estilo de vida mais saudável
- Distribuição de material educativo sobre a doença
Você ainda tem alguma dúvida sobre a hipertensão? Conhece mais alguma ação para aumentar a conscientização sobre essa doença? Então não se esqueça de deixar a sua sugestão nos comentários!