Interoperabilidade e saúde
Publicado em: 01/07/2021, 14:53
No atual universo dos sistemas de informação onde temos à nossa disposição vários aplicativos, plataformas e redes sociais, é comum, mesmo que não percebamos, lançarmos mão da interoperabilidade na execução de nossas tarefas.
Quando acessamos uma plataforma de streaming de música como Spotify™ ou Deezer™ e optamos pelo login utilizando nossa conta do Facebook™ ou do Google™, estamos usando a interoperabilidade para economizar o tempo de preenchimento do cadastro.
Interoperabilidade é a capacidade de dois ou mais sistemas se comunicarem de forma segura, eficiente e eficaz, garantindo assim a integridade dos dados e os resultados almejados.
No DB Diagnósticos, além de toda a infraestrutura de TI disponível, os apoiados contam com um sistema de gestão laboratorial que traz muitos benefícios listados a seguir.
Através da troca de informações, para os clientes que fornecem os dados necessários, o DB consegue validar todo o histórico do paciente garantindo resultados e diagnósticos com maior precisão. E consegue entregar esta funcionalidade respeitado integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A interoperabilidade garante também maior agilidade e qualidade na liberação e disponibilização de resultados, afinal, munido de todos os dados necessários para o diagnóstico, o setor técnico do DB pode processar os exames com o mínimo de ação humana e focado em automação.
A solicitação de exames também é simplificada. Através dos serviços publicados pelo DB, todos os seus clientes têm condições de enviar automaticamente suas requisições através de um único sistema.
Outro fator que traz eficiência para o diagnóstico, é que durante a comunicação com o DB, o LIS (Laboratory Information System) de cada apoiado já pode receber instantaneamente a quantidade de amostras e os materiais que precisam ser colhidos para a realização do exame.
No que diz respeito às tabelas de exames, materiais, métodos e valores de referência, o DB disponibiliza canais e serviços para que seus clientes possam manter suas bases de dados atualizadas diminuindo assim o tempo de cadastro para novos exames ou mesmo exames pré-existentes que sofreram alterações.
O DB também disponibiliza todas as informações vinculadas a cada exame. Desta forma, munido das instruções de preparo, coleta, distribuição, rejeição e estabilidade, os apoiados podem evitar que o processamento do exame seja paralisado ou mesmo inviabilizado até que uma nova coleta seja realizada.
Mas, eventualmente, o envio de uma nova amostra se faz necessário. E para isso, a interoperabilidade da plataforma do DB permite que a sinalização de re-coleta feita pelo setor técnico do DB, chegue até ao LIS do cliente informando o motivo para uma nova convocação do paciente.
Por fim, cada cliente do DB tem total acesso ao histórico de cada amostra. Com isso, consegue acompanhar desde o cadastramento até a liberação do resultado. todos os pontos em que a amostra passou, tendo total previsibilidade de quando o resultado estará pronto. Informação que também é disponibilizada automaticamente.
O DB utiliza os softwares Matrix, empresa de Tecnologia da Informação para Medicina Diagnóstica, que possui soluções para laboratórios de apoio. Saiba mais clicando aqui.