Sysmex ® Série-UN 3000 chega ao laboratório | Diagnósticos do Brasil
Publicado em: 06/07/2020, 11:40
O equipamento Sysmex ® Série-UN 3000 acaba de chegar ao DB, com metodologia de citometria de fluxo, possui um sistema modular misto, que otimiza de forma eficiente o fluxo de trabalho em três módulos distintos: O UC-3500TM que faz a análise química da tecnologia de fotometria e com sensor inteligente de cor que digitaliza a tira para distinguir com mais facilidade a coloração dos poços de reação pelo método de fotometria de reflectância e refratometria; o UF-5000TM para análise de partículas com tecnologia de Citometria de Fluxo fluorescente; e o UD-10TM para análise de partículas por meio de imagem digital, com uma câmera acoplada de alta definição que classifica as partículas e armazena de 40-80 imagens para revisão pelo analista.
“O equipamento analisa cada partícula da amostra no foco hidrodinâmico e é iluminada com luz de laser, que, ao se dispensar em quatro ângulos se convertem em sinais elétricos, esses sinais chamamos de fluorescência”, explica Deivis Paludo, gerente de relacionamento do DB.
O equipamento fornece as imagens da análise de forma muito mais nítidas e favorece a análise citomorfológica urinária. “A fluorescência emitida nas células de urina é marcada com corante e reflete a superfície quantitativa das células e suas propriedades intracitoplasmática”, complementa o gerente.
O UN-3000 é mais um equipamento altamente tecnológico que faz parte do parque de maquinários do DB, o instrumento possui maior sensibilidade e maior produtividade devido à análise microscópica automatizada, trazendo a padronização da análise da urina com a diminuição da subjetividade na interpretação dos resultados. É ideal para análise de amostras que necessitam de revisão ou confirmação, assim o processo ganha mais agilidade, otimizando o tempo de liberação por conta da sua automação. Outra vantagem da UN-3000 é a capacidade de redução de interferentes ocasionados pela precipitação de cristais amorfos por meio de aquecimento da amostra.
O novo equipamento já está à disposição de todos os clientes do DB e pode ser utilizado por meio do exame Parcial de Urina (UPAR). O Exame é capaz de identificar diferentes patologias, podendo ser interpretado a partir da sua coloração, identificação de proteínas, índice da glicose, presença de sangue, bilirrubina e urobilinogênio, além da identificação de nitritos e leucócitos. Os diferentes diagnósticos podem ser vistos no ATLAS DE URINÁLISE DO DB.