MERCADO IDENTIFICA ALTA NO SETOR DE ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS
Publicado em: 15/10/2021, 13:12
Dedicada ao diagnóstico de infecções bacterianas e fúngicas, a área de Microbiologia ganhou importância nos últimos anos, com a alta de problemas de saúdes emergenciais. Essa área desempenha um papel fundamental na luta contra os agentes infecciosos. O setor atua na identificação de patologias microbiológicas com testes de alta sensibilidade, atendendo a diferentes demandas do mercado e a diferentes clientes, como: ambulatoriais e hospitalares; privados e públicos.
A evolução da Medicina Diagnóstica tornou o laboratório de Microbiologia um protagonista na assistência à saúde e não mais um agente de suporte diagnóstico. Além de fornecer os resultados para o diagnóstico correto e preciso, o laboratório é capaz de gerar dados e informações de extrema relevância para o auxílio na decisão de condutas terapêuticas e de suporte administrativo, permitindo melhor gerenciamento de custos nos serviços de saúde. Com um crescimento médio de 24% ao ano, desde 2019, o setor de Microbiologia do DB vem passando por um processo de reformulação com novas implementações e melhorias.
Uma pesquisa realizada pelo instituto Transparency Market Research, publicou em 2020, uma análise sobre o setor da Microbiologia em mais de 60 países, identificando uma crescente demanda para testes microbiológicos nas áreas de alimentos e saúde para a próxima década. Com isso, surge a necessidade de desenvolvimento de novos antibióticos e melhor controle no uso dos já existentes.
Um exemplo é a pandemia da COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV2. A doença pode progredir para quadros clínicos mais severos nos pacientes, incluindo a insuficiência respiratória grave. O longo período de permanência no hospital, associado ao estado de saúde debilitado, propicia que os pacientes sejam acometidos por infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), em que se faz grande uso de antibióticos. O diagnóstico precoce, detectando o agente etiológico e as resistências antimicrobianas, contribui para que vidas sejam salvas. São fatores como esse que podem influenciar o crescimento de setores de Microbiologia.
Assim, o laboratório de apoio DB Diagnósticos, anuncia um investimento de mais de R$ 5 milhões no setor em equipamentos e infraestrutura de tecnologia de informação, oferecendo padrão tecnológico elevado nos exames, com a mais alta tecnologia.
Os novos equipamentos propiciam confiabilidade e rapidez na entrega de resultados de identificação e teste de sensibilidade, com sua já conhecida qualidade analítica, a facilidade no gerenciamento do fluxo de trabalho e a escalabilidade. Os ganhos de produtividade são significativos: algo em torno de 120% em relação ao modelo utilizado anteriormente.
O novo sistema de gestão de microbiologia, além de facilitar todo o gerenciamento do fluxo de trabalho, integrando todas as plataformas em um único sistema, facilita a tomada de decisão com a rápida disponibilização de resultados e informações de extrema relevância, como relatórios de reporte diário do status das amostras, da epidemiologia e da susceptibilidade.
O novo parque tecnológico do DB, dedicado às análises microbiológicas, tem capacidade para a realização de mais de 200 mil exames por mês, nas três unidades técnicas, localizadas em São José dos Pinhais, Sorocaba e Recife. Os novos investimentos trazem ao laboratório mais agilidade nos processos, além de disponibilizar o melhor suporte aos seus parceiros, levando estrutura e acesso à tecnologia de ponta para todo o Brasil.