Novembro Azul: movimento em prol da saúde masculina
Publicado em: 19/11/2024, 08:02
O Novembro Azul, conhecido como uma campanha de conscientização a respeito do combate e da prevenção do câncer de próstata, também é um momento para trazer luz à saúde masculina como um todo.
Portanto, a época é propícia para falar sobre outras doenças que causam grande parte dos óbitos de homens no Brasil. A seguir, saiba mais a respeito de prevenção, tratamento e sintomas do câncer de próstata e descubra quais condições requerem a atenção do público masculino, neste mês e sempre!
Câncer de próstata: o segundo mais comum entre os homens
Atrás apenas do câncer de pele não melanoma no ranking, o câncer de próstata representa cerca de 30% dos casos da doença entre os homens brasileiros.
Foco principal da campanha Novembro Azul, criada em 2003 na Austrália e instituída no Brasil desde 2007, a patologia é comumente descoberta em estágios já avançados, com chances menores de cura. São cerca de 16 mil mortes anuais causadas pelo câncer de próstata no Brasil.
Este é o maior objetivo dos esforços de conscientização: incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce, através da avaliação médica exames como o de toque retal e de PSA total e livre, que verifica a quantidade de antígeno prostático específico presente no sangue.
Sinais de alerta:
- Dificuldade para urinar;
- Necessidade de urinar diversas vezes;
- Sangue na urina;
- Dor e infecção urinária.
75% dos pacientes afetados pela doença têm mais de 65 anos. A idade sugerida para iniciar a investigação periódica é a partir dos 50 anos, salvo exceções, como quando existem outros fatores de risco, incluindo histórico familiar e obesidade.
Câncer de cólon e reto e de traqueia, brônquios e pulmões também merece atenção
O câncer de cólon e reto está em terceiro lugar no ranking dos que mais afetam a saúde masculina, representando 9,2% dos casos e causando 9,6 mortes a cada 100 mil homens.
Os fatores de risco incluem obesidade; sedentarismo; consumo de álcool e tabaco; baixa ingestão de fibras; dieta rica em carne vermelha, embutidos e defumados; condições genéticas e hereditárias e doenças inflamatórias. Para identificar a doença, é muito importante a avaliação médica e frequentemente são recomendados os exames de colonoscopia e a pesquisa de sangue oculto nas fezes.
Já o câncer de traqueia, brônquios e pulmões, com a quarta posição no ranking, é responsável por 7,5% dos casos de cânceres no sexo masculino. Sua taxa de mortalidade é maior: 15,5% a cada 100 mil homens.
Causado principalmente pelo tabagismo e pela exposição passiva ao tabaco, a idade acima dos 55 anos é um fator de risco. É diagnosticado por meio de biópsias e exame de imagem.
Além do câncer, outras doenças são grandes responsáveis por óbitos de homens
Doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, doenças respiratórias e obesidade são causas comuns de problemas graves de saúde entre a população masculina.
Devemos usar este período do Novembro Azul para conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde em geral, incluindo:
- Manter uma alimentação saudável;
- Praticar exercícios físicos regularmente;
- Deixar de fumar;
- Consumir álcool moderadamente;
- Praticar sexo seguro;
- Cuidar da saúde mental;
- Realizar check-ups periódicos.
O papel da família é fundamental, já que 70% dos homens que procuram assistência médica tiveram influência dos familiares.
Acompanhe o nosso blog para ver mais dicas importantes para a saúde masculina
Produzimos diversos conteúdos com informações como essas, sempre salientando a necessidade do diagnóstico precoce e oferecendo orientações sobre prevenção e identificação de doenças. Confira nosso blog!