Previna-se de doenças respiratórias no verão
Publicado em: 11/12/2024, 15:46
Sinônimo de dias ensolarados, atividades ao ar livre e momentos de descontração, o verão também pode trazer desafios à saúde respiratória de muitas pessoas. Fatores como o calor intenso, a poluição e até mesmo a maior concentração de alérgenos no ar desencadeiam ou agravam doenças respiratórias, como a asma e outras alergias sazonais. Descubra, a seguir, como essas condições se manifestam e veja dicas para prevenir problemas respiratórios e aproveitar a estação sem se preocupar.
Como o verão afeta a saúde respiratória?
Apesar de o inverno ser a estação mais associada a doenças respiratórias, por conta dos frequentes resfriados, o verão apresenta determinados riscos às pessoas, agravando condições como asma, rinite e sinusite.
Devido ao aumento das temperaturas e à baixa umidade em regiões específicas, cresce a exposição a ambientes climatizados, que interferem no sistema respiratório. Entenda melhor:
- Poluição do ar: temperaturas altas intensificam a formação de ozônio na atmosfera, agravando problemas respiratórios, especialmente em centros urbanos.
- Alérgenos sazonais: pólen, mofo e ácaros proliferam-se em ambientes úmidos e quentes, desencadeando as alergias.
- Ar-condicionado: o uso inadequado ou a falta de manutenção do aparelho pode espalhar partículas irritantes e agentes patogênicos, o que resseca as vias respiratórias.
Doenças respiratórias comuns no verão
A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia estima que cerca de 10% da população brasileira sofre de asma, enquanto 30% têm rinite alérgica. Confira o porquê:
Asma e alergias respiratórias
O forte calor intensifica sintomas como a tosse, a falta de ar e o chiado no peito em pessoas que possuem asma. Já a rinite e a conjuntivite alérgica, por exemplo, são agravadas pelo contato direto com o pólen, a poeira e os pelos de animais.
Infecções respiratórias
As mudanças repentinas de temperatura, como ao sair de ambientes climatizados para a rua, ajuda a enfraquecer as defesas do organismo, o que aumenta as possibilidades de infecções, como resfriados e sinusites.
Intensificação de doenças crônicas
Quem já tem doenças respiratórias crônicas, como bronquite, sofre um pouco mais no verão devido ao desconforto causado pelos poluentes presentes no ar.
5 dicas de prevenção respiratória no verão
Confira pequenos ajustes que você pode fazer na rotina para manter a saúde respiratória na estação mais quente do ano.
1. Evite gatilhos já conhecidos
Caso identifique um local com alérgenos, como mofo ou poeira, evite o espaço ou proteja-se ao máximo, utilizando luvas e máscara. Utilizar capas antiácaros em colchões e travesseiros também é uma boa alternativa.
2. Hidrate-se constantemente
Para manter as mucosas respiratórias hidratadas, beba ao menos 2 litros de água diariamente. Caso necessário, utilize soro fisiológico para lavar as narinas e reduzir irritações na região.
3. Cuide do ar-condicionado
Antes mesmo de o verão começar, realize a manutenção dos filtros de ar para evitar a proliferação de ácaros e fungos em seu equipamento. Opte por umidificadores para equilibrar a umidade dos ambientes de casa.
4. Monitore a qualidade do ar
Vai fazer atividades ao ar livre? Confira os índices de poluição no ar antes de sair de casa. Evitar os espaços com alta concentração de poluentes, como avenidas durante horários intensos, também contribui com o seu bem-estar.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica uma umidade relativa do ar entre 40% e 60%, porém, no verão, ela pode cair para menos de 20% em determinadas regiões.
5. Use máscaras respiratórias
Elas seguem sendo excelentes aliadas no dia a dia. Em locais poluídos ou com muita concentração de alérgenos, as máscaras ajudam a proteger as vias aéreas.
A importância do acompanhamento médico no verão
Embora a estação englobe férias e alguns feriados em que as pessoas optam por viajar ou apenas descansar, o acompanhamento médico é indispensável para quem tem condições respiratórias crônicas.
Realize exames e consultas regulares a um especialista para ajudar a prevenir e tratar possíveis crises no verão. Dentre os testes que auxiliam no diagnóstico das doenças respiratórias, destacam-se:
- Espirometria para avaliar a função pulmonar e a gravidade da asma/pneumonia;
- Teste de alergia para detectar sensibilidades a alérgenos como o pólen;
- Radiografias e tomografias para identificar inflamações ou infecções nos pulmões.
Quais pessoas devem ter atenção com as doenças respiratórias?
Toda a população precisa tomar certos cuidados no verão, contudo, alguns grupos são mais vulneráveis a doenças respiratórias. Dentre eles, as crianças e os idosos, pois possuem um sistema imunológico considerado mais frágil e suscetível a infecções.
Além disso, pessoas com condições preexistentes, como asma, rinite ou bronquite, também devem redobrar a atenção durante a estação mais quente do ano. Portanto, caso faça parte desses grupos, busque orientação médica ao primeiro sinal de desconforto respiratório.
Mantenha-se bem informado o ano todo
Seguindo as dicas e os cuidados citados acima, é possível aproveitar o verão com maior tranquilidade. Mas você também pode cuidar da saúde durante todo o ano, acompanhando o blog do DB.