6 principais desafios na rotina de um laboratório de análises clínicas
Publicado em: 29/03/2023, 10:30
A administração de um laboratório demanda muitos esforços. É preciso gerenciar o atendimento, os exames, o processo de análise e muito mais. Somando todos os aspectos que envolvem um estabelecimento do ramo, essa se torna uma tarefa trabalhosa.
Existem desafios na rotina de um laboratório de Análises Clínicas que dificultam o dia a dia e podem afetar os resultados do negócio. Continue lendo para conhecer os principais e saiba como combatê-los.
Quais são os desafios na rotina de um laboratório?
Confira algumas das dificuldades mais comuns nesse ramo:
- Dificuldade em armazenar arquivos
Dependendo do seu espaço, os laboratórios não conseguem guardar os resultados das análises por muito tempo e organizar o processo logístico dos documentos físicos se torna algo complexo. - Problemas causados por erro humano
Processos feitos manualmente estão sujeitos a falhas graves. Os erros de colaboradores podem impactar os resultados de exames, causando transtornos para os pacientes e colocando-os em risco. Isso é extremamente prejudicial para a imagem do laboratório. - Atendimento muito demorado
Diversos laboratórios sofrem para atender a todos os pacientes que chegam em um dia. É comum que as pessoas esperem por muito tempo e que haja apenas um ou dois profissionais atendendo. A demora é ainda maior quando todo o processo de cadastro é feito manualmente. Tudo isso gera uma experiência negativa para o consumidor, que dificilmente retornará ao seu estabelecimento quando precisar de um exame. - Gestão de estoque ineficiente
Ter um estoque de materiais sempre em dia e bem organizado é outra dificuldade, especialmente quando há restrições de espaço. Sem um método eficaz para verificar os insumos disponíveis e os em falta, todo o fluxo dos exames é impactado. - Relacionamento com o paciente pouco humanizado
Durante a correria do dia a dia, os pacientes dos laboratórios podem acabar sendo tratados de forma ríspida. No ímpeto de atender com eficiência, o acolhimento e as explicações necessárias são deixados de lado. Esse é outro fator que gera uma experiência negativa para o público. - Falta de comunicação com outros prestadores de Saúde
Quando não há uma integração do laboratório com hospitais, clínicas e consultórios, é mais difícil prestar um atendimento diferenciado. Não é possível, por exemplo, enviar os resultados para os médicos ou conferir o histórico do paciente. Isso torna todos os processos mais lentos e trabalhosos.
Como combater esses desafios nos laboratórios de Análises Clínicas?
Veja as nossas dicas para evitar e solucionar esses problemas.
- Aposte em sistemas de gestão
Hoje em dia, existem diversas plataformas que podem facilitar alguns aspectos do trabalho em um laboratório. Desde o cadastro de clientes até a organização do estoque, tudo fica concentrado digitalmente de forma prática. Essas ferramentas também podem automatizar diversas tarefas do dia a dia, economizando tempo e recursos. - Padronize os processos
Certifique-se de que toda a equipe esteja ciente da forma mais eficiente de realizar cada procedimento necessário, em todas as etapas e todos os setores. Dessa forma, surgirão menos dúvidas e será mais fácil atender com agilidade. - Comunique-se com o seu público
Tenha canais de atendimento e de contato acessíveis aos pacientes, como o WhatsApp, e coloque profissionais à disposição para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos. Dessa forma, os clientes chegarão ao laboratório sem questionamentos e prontos para realizar ou retirar seus exames. - Tenha uma boa gestão financeira
Manter a saúde das finanças é fundamental para que tudo corra bem em seu negócio. Analisando as entradas e as saídas, é possível identificar gastos desnecessários e cortá-los. Isso permite investir em pontos de melhoria importantes, como contratação de pessoal, compra de novos equipamentos, entre outros.
Qual é a importância de capacitar a equipe para evitar os desafios no laboratório?
Boa parte dos problemas na rotina do laboratório podem ser resolvidos ou reduzidos se o seu time for qualificado. Invista em treinamentos de processos internos, para ensinar a maneira mais eficaz de realizar as tarefas, e também em capacitações externas.
Afinal, o mercado está sempre se renovando e é importante que todos os seus colaboradores estejam preparados para trabalhar da melhor forma possível. Isso é fundamental não apenas para os profissionais especialistas da Saúde, mas também para quem lida com a gestão e com o atendimento.
Ofereça formação técnicas nas áreas específicas de atuação e cursos sobre relacionamento com o público, para fidelizar os seus pacientes.
Preparado para combater esses desafios em seu laboratório?
As dificuldades de atuar nesse segmento são muitas, mas, felizmente, também existem formas de vencer esses desafios. Seguindo essas dicas, o seu laboratório poderá crescer cada vez mais, alcançando novos patamares dentro de seu segmento.
Em nosso blog, você encontra mais conteúdos como esse, com informações importantes para a área da Saúde.