Qualidade DB: garantia da segurança dos resultados
Publicado em: 04/09/2020, 17:22
De acordo com o artigo “Abuses, misuses, and in-excuses”, do Professor Emérito do Departamento de Patologia e Medicina Laboratorial da Faculdade de Medicina da Universidade de Wisconsin (EUA), James Westgard, os resultados das análises laboratoriais são os responsáveis de 65% a 75% das informações necessárias para o médico.
Com tamanha responsabilidade na excelência no diagnóstico ao paciente, faz-se necessário a implantação de um sistema de qualidade, visando à padronização dos processos, à otimização dos custos, à melhoria nas análises laboratoriais e à satisfação do cliente.
Foi justamente pela procura desses ingredientes que o DB sempre buscou os selos de qualidade. O primeiro foi a ISO 9001, que certificou o Sistema de Gestão da Qualidade, em 2013. Na sequência, foi acreditado pelo DICQ da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (2014) e, no ano seguinte, pelo PALC da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. A mais recente foi a acreditação da ISO 17025 no processo do Toxicológico do Cabelo (2018).
O DB em apenas 10 anos de história cresceu de forma exponencial, superando todas as expectativas, ultrapassando todas as marcas, sempre focado na qualidade dos serviços prestados principalmente no resultado de nossos exames.
Cada nova unidade foi devidamente planejada, estruturada com a implementação de todos os processos espelhados com a matriz, possibilitando assim as acreditações PALC em todas as unidades em tempo recorde.
Segundo Bárbara Sermidi, supervisora da área de Qualidade do Diagnósticos do Brasil, as acreditações traduzem o compromisso contínuo com a qualidade da empresa. Desde os processos mais simples até os mais complexos, a certificação por selos tão importantes proporciona ao laboratório a garantia da segurança dos resultados por meio da preocupação com a qualidade em todas as fases do processo produtivo.
Para conquistar a acreditação, o DB precisou se adequar às normas requisitadas pelo programa, com a padronização e a mobilização dos setores.
“A implantação de cada norma não é realizada apenas pelo setor de Qualidade. É necessário um envolvimento de toda a equipe multidisciplinar do laboratório. Esse desafio, quando alcançado, faz toda a diferença para a cultura da qualidade.”, explica Bárbara.
E o empenho deu certo. Acreditado por entidades pares desde 2014, o laboratório elevou a qualidade de seus exames, bem como aumentou sua eficiência na gestão corporativa. “A forma de trabalho precisou estar descrita em procedimentos, registrada em evidências, corroborando com uma administração mais transparente, padronizada e acessível.”
Além da conquista dos selos, a executiva ressalta a importância da manutenção da acreditação, a qual se dá por meio de auditorias e inspeções periódicas. Essas ações possibilitam a avaliação pelo ponto de vista de colaboradores de outras áreas. Isso contribui muito para a melhoria contínua dos processos”, complementa a supervisora.
Além disso, o laboratório também se dedica à integração de todo novo colaborador nos métodos internos da empresa: “É na integração com os setores de RH, Segurança do Trabalho e Qualidade que o colaborador inicia as atividades na empresa, seguindo os principais fundamentos do DB”, afirma a supervisora.
“A empresa tem a premissa do investimento contínuo, trazendo para o parque tecnológico o que há de mais moderno no mercado.”, afirma. Entretanto, Bárbara acredita que a capacitação do funcionário é fundamental para o crescimento da empresa, “possibilitando uma avaliação crítica dos processos, além do compromisso de produzir o resultado com a máxima qualidade para o paciente”.
“Tivemos um ano atípico, em que todo o planejamento necessitou ser revisado, reestruturado, em contrapartida, reunimos nossos esforços para combater a COVID-19, cumprindo a nossa parte da melhor forma possível, que é o diagnóstico.”, ressalta a supervisora.
O setor de qualidade do DB atuou fortemente em várias frentes de trabalho, na validação de kits de diversos fabricantes em conjunto com a ABRAMED para regularização dos testes rápidos junto a ANVISA, assim como no estudo e validação de diversos kits e metodologias com maior sensibilidade e especificidade diagnóstica para ofertar aos nossos clientes.
Atuou na reestruturação de diversos processos afetados pela pandemia, com as limitações de viagens, diminuição no quadro de colaboradores, com o desenvolvimento de treinamentos EAD´s sem deixar de realizar a nossa principal missão de estar lado a lado com a produção estudando alternativas para cada desafio apresentado.
“Assim como todos tivemos dias difíceis, mas conseguimos enxergar o ‘copo meio cheio’. Valorizamos muito o que aprendemos e conquistamos neste período. Como laboratório, conseguimos alcançar a marca de 10 milhões de exames no mês de outubro/20 e concluímos 2020 com as auditorias externas de manutenção das acreditações realizadas com o esforço de todos.” conclui Bárbara.
Atualmente, o laboratório conta com mais de 1.582 colaboradores. Realiza aproximadamente 10 milhões de exames ao mês. Com três grandes unidades técnicas no país localizadas no Paraná, em São Paulo e em Pernambuco, duas unidades especializadas (DB Molecular e o DB Patologia), a empresa conta com mais de 39 unidades regionais de atendimento distribuídas em diferentes estados.
Matéria retirada da revista HealthCare, leia a versão original aqui.