Sala de espera: descubra como deixá-la aconchegante!
Publicado em: 14/02/2019, 16:40
O clichê é verídico: é importante buscar causar uma boa primeira impressão. Se positiva, causa um efeito imediato de familiaridade, conforto e elevadas expectativas. Se negativa, pode ser difícil desconstruir essa imagem. Na área da saúde, a satisfação de clientes começa cedo: com a atenção que você dedica à sala de espera.
Cuide dos seus pacientes antes mesmo de atendê-lo! Para isso, é fundamental entender o perfil da sua clientela.
Elabore uma sala de espera focada em reduzir o estresse e ansiedade e minimizar o tempo de espera. Tente sempre gerar uma experiência cômoda e tranquila para todos.
Confira, neste post, quais são as etapas a serem cumpridas para deixar a sua sala de espera mais aconchegante!
Comece pela escolha dos móveis da sala de espera
Pense: em geral, os pacientes que vão até o seu laboratório ou clínica médica buscam uma resolução para um problema. Logo, eles já estão naturalmente desconfortáveis e possivelmente ansiosos para voltarem aos seus compromissos e rotinas normais.
Daí, a importância em considerar os móveis que vão ajudar a aliviar esse desconforto.
Sua sala de espera é o primeiro contato deles com o nível de excelência que a sua marca promove, o que exige a escolha de itens confortáveis e, preferencialmente, que ajudem a reforçar a identidade visual da sua empresa.
Atenção, apenas, aos excessos: não polua o ambiente com muitos objetos. Em geral, uma sala com decoração minimalista é mais aconchegante.
Avalie também, previamente, a expectativa em relação ao fluxo de pessoas para que a sala seja harmoniosa e permita a passagem de pessoas sem muito problema.
Considere uma paleta de cores mais claras para a sala de espera
Cores claras tendem a dar uma sensação de amplitude à sala de espera, enquanto os tons escuros adquirem o efeito contrário. A regra, aqui, é o equilíbrio na escolha de cores — seja para as paredes ou para os móveis.
Para a área da saúde, a sala tende a assumir tons neutros ou pastéis, como o bege ou mesmo o azul-água. Evite o excesso ou uso exclusivo da cor branca — tão característica do setor. Dá para ser criativo sem ser exagerado!
Ofereça distrações
Sala de espera sem revista, TV ou mesmo pequenos mimos, como chá ou café, joga contra a satisfação dos clientes. Convém, ainda, alinhar-se às tendências tecnológicas, oferecendo sinal Wi-Fi gratuito e espaço para que os pacientes recarreguem os seus smartphones.
Isso tudo torna o tempo de espera menos cansativo e entediante, o que aumenta o bem estar dos clientes enquanto aguardam os serviços do laboratório ou clínica.
Foque no perfil do seu consumidor
Por fim, uma dica elementar, mas igualmente relevante: estude profundamente o perfil do seu público-alvo.
Com isso, você vai saber quais cores podem agradá-los mais. Ao adentrarem em sua sala de espera, descobrir os itens decorativos que mais geram identificação e familiaridade. Pense até mesmo o tipo de revista ou o canal de TV que mais vai distraí-los.
Uma boa maneira para obter esse tipo de informação é por meio das pesquisas de satisfação. Invista nessa ideia e componha uma sala de espera que traga distrações interessantes para os seus pacientes.
Você já pratica algumas das dicas acima citadas? Compartilhe suas experiências nos comentários!