Segurança do trabalho na área da saúde: confira as regras!
Publicado em: 19/02/2019, 16:58
A segurança do trabalho é uma obrigatoriedade para empresas de todos os ramos de atuação, qualquer que seja o seu porte. O que inclui, claro, a segurança do trabalho na área da saúde.
Sua importância está diretamente relacionada à segurança dos próprios profissionais de saúde e também dos pacientes dos estabelecimentos de saúde.
Quanto maior o cuidado com a segurança do trabalho na área da saúde, mais eficiente e confiável é o serviço prestado.
E você já sabe o quanto a boa fama é importante para quem trabalha na área da saúde, não é mesmo?
Um ambiente que não traz segurança e confiabilidade para os funcionários e pacientes facilmente se queima no mercado. Com isso os resultados podem ser catastróficos.
A questão é: além de uma obrigatoriedade estabelecida por leis e normas, garantir a saúde e segurança nos estabelecimentos de saúde pode ser uma grande estratégia para agregar mais valor à sua marca.
Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura!
Por que investir em segurança do trabalho na área da saúde?
Na área da saúde, uma série de riscos laborais passa pelo caminho dos profissionais de saúde. Alguns exemplos são:
- risco físico: são as exposições que os seus colaboradores estão sujeitos ao ficarem expostos ao calor, ruídos e a radiações;
- risco químico: qualquer tipo de contato com agentes químicos;
- risco biológico: exposição ao material biológico ao longo do dia a dia de trabalho;
- risco ergonômico: desgaste físico decorrente da prática cotidiana de sua profissão.
Por isso, em um ambiente cercado de riscos, a segurança do trabalho na área da saúde deve fazer parte da estrutura organizacional de qualquer empresa.
O cuidado com os funcionários deve ser constante e o acompanhamento, frequente!
Saiba a respeito de algumas orientações básicas para conferir esse nível de excelência no dia a dia do seu laboratório!
Quais práticas focar para aumentar a segurança do trabalho na área da saúde?
Abaixo, apontamos algumas dicas simples, mas funcionais, para promover o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores. São elas:
- Siga as normas de segurança promovidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);
- tenha, dentro de sua empresa, todas as áreas de risco devidamente classificadas (como as salas de raio-x);
- capacite e treine as suas equipes a respeito dos riscos e regras de procedimento visando a segurança do trabalho;
- utilize Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
- Cada área tem os seus respectivos equipamentos obrigatórios para evitar qualquer tipo de dano aos seus profissionais. Alguns dos itens mais utilizados são as luvas de procedimento e/ou luvas grossas, os óculos de proteção, a máscara descartável e o avental, entre outros.
Vale destacar que a ANVISA regula fortemente a área da saúde. Por isso, convém manter toda a sua equipe atualizada a respeito das normas e regras exigidas para a condução do seu trabalho.
O acompanhamento e verificação do uso de EPIs e outras regras voltadas para saúde e segurança do trabalho deve ser incansável. Um pequeno descuido pode gerar grandes consequências.
Nesse sentido, cautela nunca é demais! Você tem alguma dúvida sobre saúde e segurança do trabalho em laboratórios de análises clínicas? Deixe-a nos comentários!