Sistema de Gestão Laboratorial: é hora de adotar?
Publicado em: 06/03/2019, 18:27
A gestão laboratorial envolve uma série de processos complexos. É preciso agendar exames, cuidar do recebimento dos pagamentos, quitar as contas da empresa, acompanhar a equipe e gerenciar o estoque.
Todos esses processos podem ser feitos manualmente, mas isso demanda um tempo razoável dos funcionários, além de aumentar as chances de que erros sejam cometidos.
Para controlar essa situação e otimizar os trabalhos, um sistema de gestão laboratorial pode ser necessário.
Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura!
O que é um sistema de gestão laboratorial?
O sistema de gestão laboratorial é um software que integra vários processos em um único lugar. Assim, ele permite que algumas das tarefas diárias sejam automatizadas e que outras sejam simplificadas.
Em outras palavras, o sistema de gestão laboratorial é uma ferramenta que visa atualizar os processos internos do seu negócio.
Quais os benefícios dele para a Gestão Laboratorial?
Esse tipo de software apresenta uma série de benefícios para a gestão do laboratório. São eles:
- concentra todos os processos em um único lugar, facilitando a consulta aos dados importantes e estratégicos;
- reduz a burocracia de várias tarefas, diminuindo o tempo necessário para executá-las;
- melhora o controle de recursos, facilitando a gestão do estoque;
- otimiza o atendimento ao cliente, evitando erros, falta de informação e atrasos;
- integra diferentes áreas, podendo, por exemplo, unir os pedidos de compra aos levantamentos do estoque.
Quais os requisitos para a implementação dessa solução?
Caso você tenha interesse em implementar o sistema de gestão laboratorial em seu negócio, é preciso seguir alguns passos. Veja quais são eles!
1. Entenda suas necessidades
Grande parte desses softwares de gestão são vendidos em módulos. Isso significa que você só precisa adquirir as funcionalidades que são úteis para o seu negócio. Então, o primeiro passo é entender quais automações são necessárias no dia a dia do seu laboratório.
Além de fazer uma lista com todas elas, também é interessante verificar as funções que o fornecedor do sistema disponibiliza. Talvez a empresa ofereça algo que você nem mesmo havia pensado, mas que é interessante para sua rotina.
2. Invista na infraestrutura
Depois de definido o que será contratado, é hora de focar na infraestrutura. Alguns softwares precisam apenas de um computador para serem instalados.
Entretanto, outros exigem chips de rastreamento e um site para fazer a integração, permitir a marcação de consultas e recebimento de exames online.
Quanto mais sofisticado for o sistema, maior deverá ser o investimento em infraestrutura. Então, cuidado para não contratar aquilo seu laboratório não precisa.
3. Treine sua equipe
Sistema contratado? Ótimo!
Agora é preciso treinar sua equipe para que todos entendam como usá-lo. Dependendo do seu fornecedor, a própria empresa que vendeu o software dará as instruções para seus funcionários — é importante conferir isso antes de assinar o contrato.
Antes de iniciar os treinamentos, certifique-se de garantir que os colaboradores entendam a importância da implementação do novo sistema. É comum enfrentar resistências em um primeiro momento, por isso, busque estabelecer um diálogo aberto e transparente.
Por mais que a implementação de um sistema de gestão laboratorial exija um investimento no início, ele é necessário para qualquer negócio que quer crescer.
À medida que o número de clientes aumenta, fica cada vez mais difícil controlar tudo manualmente. Nesse caso, ter uma estrutura tecnologia ajuda, e muito, no processo de gestão.Gostou deste conteúdo? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas publicações!