Tecnologia na saúde: saiba como melhorar sua eficiência
Publicado em: 26/02/2019, 17:10
A transformação digital veio como um vendaval e ninguém escapa dos efeitos dessa grande revolução. Do dia a dia do escritório às grandes fábricas, a tecnologia se faz cada vez mais presente - e necessária. Com a área da saúde não é diferente, a tecnologia na saúde precisa ser implementada!
A tecnologia na saúde, e em qualquer outro setor produtivo, se tornou uma urgência. Quem não se adaptar, certamente perderá espaço no mercado.
Por isso, é fundamental compreender as principais tendências tecnológicas. Para, então, aplicá-las no contexto dos objetivos e necessidades de cada empresa.
Para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse interessante universo e suas aplicações, preparamos este post!
Confira quais são as principais inovações tecnológicas na saúde:
Tecnologia na saúde: como tem sido aplicada?
Um setor tão amplo e complexo demanda, naturalmente, soluções muito bem pensadas e, em muitos casos, personalizadas.
Para que você consiga ter uma noção geral de tecnologias que têm sido adotadas na saúde, separamos alguns exemplos mais genéricos:
Saúde preventiva
Equipamentos digitais, que facilitam o cruzamento e a integração de informações, estão em alta na área de saúde preventiva.
Exemplos disso são as novas máquinas de tomografia computadorizada e a ressonância magnética.
Diagnósticos mais rápidos, precisos e com grande qualidade de imagem, aperfeiçoam e facilitam a tomada de decisão dos médicos e especialistas na área da saúde.
Atendimento aos pacientes
Empresas têm sido beneficiadas no tratamento de pacientes também.
Para clínicas e laboratórios, por exemplo, a tecnologia na saúde tem se aprimorado com softwares.
Esses softwares agilizam o agendamento de consultas ou exames, organizam a agenda dos médicos e melhoram a relação com os pacientes.
Além disso, na área de tratamentos, a tecnologia 3D confere mais precisão, também, na maneira de apontar soluções para resolver os mais diversos problemas físicos.
Sem falar, é claro, no uso de impressoras 3D para a elaboração de próteses muito mais acessíveis, duráveis e personalizadas em menor tempo.
Gestão de clínicas: como introduzir a tecnologia na saúde?
Softwares também têm feito a diferença para os profissionais da área que buscam soluções rápidas e eficientes para seus negócios.
Os já citados softwares de gestão concentram toda a informação necessária para conduzir a empresa em um só lugar.
Um dos grandes diferenciais, no que se refere à gestão de clínicas tem sido o armazenamento em nuvem.
Com a tecnologia em nuvem aplicada, é possível acessar os dados de seus negócios a qualquer hora, lugar e com total segurança e sigilo sobre as informações de seus pacientes.
Os benefícios disso você pode conferir logo abaixo, que são:
- os profissionais ganham flexibilidade para exercerem suas profissões de qualquer lugar, agregando mobilidade ao trabalho;
- os dados não correm mais o risco de serem perdidos — seja por extravio ou roubo de documentos — pois os dados ficam armazenados em um servidor digital;
- a burocracia é menor, o que agiliza todo o fluxo de trabalho;
- a produtividade de sua equipe é maior, o que aumenta, consequentemente, a lucratividade do seu negócio;
- gera-se, com isso, mais competitividade, distanciando a sua empresa da concorrência.
O que apresentamos, neste conteúdo, são só alguns dos exemplos de como a tecnologia na saúde pode transformar a gestão, eficiência e garantir melhores resultados para o seu negócio na área da saúde.
Agora, conte-nos: como a sua empresa tem se relacionado com as inovações tecnológicas? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!