Tudo o que você precisa saber sobre o lúpus
Publicado em: 08/02/2021, 10:06
Muitas dúvidas surgem quando o assunto é lúpus, certo? Bom, no mês do Fevereiro Roxo, uma das doenças sobre as quais se busca conscientizar é o lúpus. Por isso, trouxemos algumas informações para ajudar você a entender essa doença autoimune.
A primeira informação é essa mesma: lúpus é uma doença autoimune. Isso significa uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo, por engano, causando inflamação, dor e danos nos olhos, nos rins, nas articulações, na pele, no coração e no cérebro. É uma doença complexa e de difícil diagnóstico, que acomete muitas pessoas, em especial, as mulheres na fase menstrual, ou seja, aproximadamente entre os 15 e os 45 anos.
OK! Já entendemos o que é. Mas, por que isso ocorre? Bom, suas origens são muitas, desde problemas hormonais, como o excesso de estrogênio (que explica a forte relação com o sexo feminino), até o fator genético.
É importante saber que existem alguns tipos de lúpus, o que pode influenciar os sintomas e a velocidade da evolução da doença. Vamos a eles:
- Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES): responsável por aproximadamente 70% dos casos, podendo ser leve ou grave. Os principais órgãos ou tecidos afetados são: coração, pulmão, rins e cérebro e os sintomas dependem do órgão envolvido.
- Lúpus Cutâneo: responsável por aproximadamente 10% dos casos. A inflamação causada pelos anticorpos atinge especificamente a pele. As lesões mais comuns são manchas avermelhadas nas maçãs do rosto e dorso do nariz.
- Lúpus induzido por drogas: responsável por cerca de 10% das ocorrências, sendo causado pela alta dosagem de certos medicamentos.
- Lúpus neonatal: condição rara em que filhos de mulheres com lúpus são afetados dentro do útero. Ao nascer, o bebê pode ter uma erupção cutânea, problemas no fígado ou baixa contagem de células sanguíneas, porém, os sintomas, geralmente, desaparecem após seis meses.
Os sintomas podem surgir sozinhos ou em conjunto, variando conforme o tipo de lúpus. Os mais frequentes são:
- Cansaço frequente;
- Dor nas articulações;
- Inchaço nas mãos, pés ou ao redor dos olhos;
- Dores de cabeça;
- Sensibilidade à luz solar;
- Inflamação das membranas que recobrem o pulmão (pleuris) e coração (pericardite);
- Perda de cabelo;
- Lesão na pele em forma de borboleta nas bochechas e nariz;
- Feridas na boca ou nariz;
- Alterações no sangue, como coágulos e baixo número de glóbulos vermelhos (anemia);
Sobre o diagnóstico, como comentamos no início deste texto, por se tratar de uma doença complexa, é difícil o diagnóstico. Não existe um exame específico, sendo necessária toda uma investigação por meio de exames laboratoriais, de imagem e a análise do histórico médico da pessoa e familiares.
É importante procurar um profissional qualificado da área de Saúde. Geralmente, procura-se um médico reumatologista, mas, como se trata de uma doença que pode afetar vários órgãos do corpo, médicos de outras especialidades também podem ser consultados.
Por isso, já sabe, né? Faça seus check-ups regularmente e mantenha uma rotina de vida saudável, com atividade física e uma alimentação equilibrada.