Utilização do PD-L1 na Imuno-histoquímica
Publicado em: 23/04/2020, 20:24
A imuno-histoquímica representa uma poderosa aliada para diversos tipos de doenças e exibem ampla utilização na prática diagnóstica e terapêutica. Dentre as suas diversas aplicações inclui o estudo de doenças complexas, como o câncer. Cerca de 20% dos casos de cânceres necessitam de algum tipo de complementação por estudo imuno-histoquímico a fim de avaliar o comportamento biológico e/ou análise de possíveis alvos terapêuticos.
Dentre os grandes aliados surgidos nos últimos anos estão os bloqueadores do PD1/PD-L1, os quais formam um sistema complexo de receptores e ligantes envolvidos no controle da ativação de células T. Essas moléculas são expressas em diversos tecidos normais tais como: células T, células B, macrófagos, células-tronco e outras células não-hematopoiéticas. Alguns tipos de tumores expressam o PD-L1 e dessa forma auxiliam os mesmos na evasão de sua detecção e eliminação pelo sistema imune do hospedeiro.
No que tange as neoplasias humanas há algumas com estudos clínicos que comprovam o inegável valor preditivo de resposta às terapias anti-PD-1 disponíveis, destacando-se os carcinomas não-pequenas células de pulmão, carcinomas uroteliais da bexiga e pelve renal, carcinoma de células de merkel e carcinoma de mama triplo negativo.
A imunoterapia envolvida no bloqueio do eixo PD-1/PD-L1, em particular, utiliza de anticorpos monoclonais que bloqueiam as moléculas inibitórias do ponto de controle imune, e por conseguinte otimiza a resposta imune do hospedeiro contra os tumores. A avaliação da expressão do PD-L1 funciona como biomarcador da predição de resposta terapêutica à terapia anti-PD-1 e está disponível sob diferentes plataformas, executadas com anticorpos distintos.
Texto: Dr. Gregório Wrublevski Pereira – responsável pelo setor de Imuno-histoquímica e Patologia molecular
Dra. Renata Sacchi – Gerente geral DB Patologia
Referências:
Akinleye, A., Rasool, Z. Immune checkpoint inhibitors of PD-L1 as cancer therapeutics. J Hematol Oncol 12, 92 (2019).
Saman Maleki Vareki, Carmen Garrigós, Ignacio Duran. Biomarkers of response to PD-1/PD-L1 inhibition. Critical Reviews in Oncology/Hematology, Volume 116, 2017, Pages 116-124