Blog
Conteúdo pensado no seu bem estar, com temas variados como: exames laboratoriais, prevenções, atualidades da área da saúde e outras dúvidas relacionadas ao mundo DB. Tenha bastante informação por meio do nosso blog e melhore sua qualidade de vida com nosso conteúdos exclusivos.
Monitoramento de um Programa integrado de gestão de riscos e interação de processos em um laboratório de grande porte
O monitoramento de um programa funcional de gestão de riscos e interação de processos em um laboratório de grande porte é desafiador, uma vez que a extensão dos processos dificulta a consolidação de uma cultura voltada à segurança do paciente. Isso levantou a necessidade da criação de um programa personalizado para atender as necessidades do modelo de negócio buscando segurança dos processos. O programa integrado de gestão de riscos foi divido em três etapas: implantação, disseminação e monitoramento descritos em trabalhos específicos para cada fase.
saibaImplantação de um programa integrado de Gestão de riscos e interação de processos em um laboratório de grande porte
A implantação de um programa funcional de gestão de riscos e interação de processos em um laboratório de grande porte é desafiadora, pois a extensão dos processos dificulta a consolidação de uma cultura voltada à segurança do paciente. Isso levantou a necessidade da criação de um programa personalizado para atender as necessidades do modelo de negócio buscando segurança dos processos. O programa integrado de gestão de riscos foi divido em três etapas: implantação, disseminação e monitoramento descritos em trabalhos específicos para cada fase.
saibaImplantação de um novo sistema de controle de qualidade interno em laboratório de alta complexidade e demais unidades
O objetivo deste artigo é apresentar o desafio na implantação de um sistema de gerenciamento de Controle de Qualidade Interno (CQI) em um laboratório de alta complexidade e todas as suas unidades. O CQI é fundamental para liberação de equipamentos da rotina laboratorial.
saibaEstudo para determinação de novos parâmetros revisionais em lâminas de Hemograma
Com a crescente automatização da hematologia laboratorial, são necessários novos estudos de valores de referência que possam ser utilizados como parâmetros revisionais na automação. Desta forma, com o objetivo de estabelecer novos parâmetros, o presente estudo define novos critérios de revisão microscópica dos exames com valores alterados na automação. Ainda que sejam observados casos em que a revisão é indispensável, há casos em que a confiabilidade da automação nos possibilita a liberação sem revisão microscópica.
saibaBoas práticas laboratoriais na manutenção de cepas ATCC em um laboratório de microbiologia clínica de grande porte
O objetivo deste trabalho é sumarizar técnicas utilizadas para manutenção de cepas ATCC com o subcultivo, garantindo preservação segura das suas características, desde dias, á anos.
saibaAnálise comparativa das metodologias Elisa e Ensaio lipossomal para dosagem do CH50
O sistema complemento é formado por um grupo de proteínas que desempenham importante papel na defesa do organismo, relacionados à lise do agente patogênico, opsonização e recrutamento de células de defesa. Este sistema pode ser ativado por três vias distintas: via clássica, via alternativa e via das lectinas. A avaliação laboratorial do sistema complemento envolve, além da dosagem individual de suas proteínas, a avaliação de sua atividade através da quantificação do CH50. Sua dosagem pode ser realizada por três metodologias distintas: ensaio hemolítico, ELISA e Ensaio Lipossomal. O objetivo deste estudo é avaliar a correlação clínica da dosagem do CH50 pelas metodologias ELISA e Ensaio Lipossomal.
saibaPrevalência de genótipos do papilomavírus humano (HPV) na rotina de um laboratório de grande porte
O papilomavírus humano (HPV) é responsável por cerca de 630.000 novos casos de cânceres a cada ano em todo o mundo. É um dos principais agentes que causam infecções sexualmente transmissíveis (IST). Os genótipos 16 e 18 são responsáveis por quase 50% dos pré-câncer cervicais de alto grau, também por quase 70% dos cânceres cervicais e anais [1]. No Brasil os dados sobre a prevalência do HPV e genótipos ainda são escassos, portanto, o objetivo do trabalho foi avaliar a prevalência de genótipos de HPV em amostras coletadas de diversos estados do país.
saibaFrequência de anormalidades cromossômicas em homens e mulheres com infertilidade observadas em um laboratório de grande porte
A infertilidade é a inabilidade de se ter uma gravidez após pelo menos 12 meses de relações sexuais sem utilização de contraceptivos e afeta milhões de casais em todo o mundo. Os abortamentos espontâneos são definidos como perdas fetais de causas desconhecidas antes de 28 semanas de gravidez e ocorrem em 10 a 15% de gravidezes clinicamente reconhecidas. O estudo citogenético consiste na avaliação do conjunto cromossômico de um indivíduo de acordo com suas características numéricas e estruturais e é importante para a elucidação da etiologia de infertilidade.
saibaCoinfecção por SARS-Cov-2 e outro vírus respiratório em amostras processadas em um laboratório de grande porte.
Avaliar a frequência de coinfecção do vírus SARS-CoV-2 e outros vírus respiratórios durante o primeiro trimestre de 2022.
saibaSistema para gerenciamento de controle de qualidade, do pensamento a entrega final
A utilização de Controle da Qualidade interno na rotina laboratorial é uma exigência da legislação e uma boa prática a ser seguida, uma vez que garante a qualidade dos exames liberados e, consequentemente, dos diagnósticos definidos com base neles.
saibaDesenvolvimento de um fluxo de processo interno de amostras cegas em um laboratório de grande porte para Análises Toxicológicas
Um dos erros de maior relevância na rotina laboratorial é a inversão de amostras nas etapas de extração, que pode estar associada a falhas operacionais ou sistêmicas. A análise de amostras cegas compõe a garantia da validade dos resultados, exigida em diversas normas nacionais e internacionais e confere a confiança analítica, sobretudo dos métodos em que a fase pré-analítica compreende muitas etapas, como nos exames de Microbiologia, urinálise, toxicologia e demais técnicas manuais.
saiba