DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE ARBOVIROSES
Arboviroses são infecções virais transmitidas principalmente por insetos. No Brasil, um dos principais transmissores de arboviroses é o mosquito Aedes Aegypti. Dentre as arboviroses mais conhecidas e relevantes para a saúde pública estão a Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
Estas doenças podem variar em gravidade, indo de sintomas leves a condições severas que podem ser fatais. Além disso, essas infecções podem causar complicações crônicas, como microcefalia, quando há infeccção em gestantes, e síndrome de Guillain-Barré.
Por esse motivo, essas doenças possuem notificação compulsória, pois com base em casos suspeitos, pode ser necessário a adoção de medidas de saúde pública para controle do vetor da doença.
Diagnóstico das arboviroses
O diagnóstico preciso das arboviroses é um desafio no Brasil. Devido aos surtos serem mais frequentes nos períodos de chuva e calor, que geralmente vão de outubro até março, o primeiro grande desafio é a ocorrência de epidemias de mais de um arbovírus em uma mesma região.
Além disso, os principais arbovírus podem ser transmitidos pelo mesmo mosquito e, na maior parte dos casos, as infecções têm sintomas inespecíficos, dificultando o diagnóstico baseado apenas na clínica e na epidemiologia da região.
Veja as diferenças entre as doenças
Pelos sintomas serem muito semelhantes, o diagnóstico clínico não é suficiente para distinguir entre uma doença e outra. Por esses motivos, testes moleculares trazem uma resposta rápida e de alta precisão para a diferenciação das arboviroses.
O tempo e a assertividade do diagnóstico molecular possibilitam um tratamento mais precoce e específico, que faz toda a diferença para a saúde do paciente.
Exames disponíveis para o diagnóstico de arboviroses
*Após a chegada da amostra no laboratório.
Como solicitar?
Descrever o arbovírus que se deseja pesquisar e detalhar no pedido médico que a metodologia desejada é por PCR. Se possível, usar o código do exame descrito no quadro acima.
Exemplo 1: Pesquisa de zika por PCR.
Exemplo 2: Tipagem da dengue por PCR.
Indicações
• Sinais e sintomas suspeitos de infecções por arbovirus, principalmente em regiões com surto de arbovirose.
• Gestante sintomática em região com surto de Zika.
• Acompanhamento epidemiológico das arboviroses.
• Diagnóstico diferencial ou confirmação molecular após teste sorológico inconclusivo.
Referências
1- ARBOVIROSES. Direção: Rafael Figueiredo. Produção: Christovão Paiva. Roteiro: Marcela Morato. Rio de Janeiro: Canal Saúde Fiocruz, 2017, 1 vídeo, MPEG-4, (26min38s), son., color. (Ligado em Saúde)
2- BRASIL. Ministério da Saúde. gov.br. Disponível em: https://www.saude.gov.br/informes-de-arboviroses.
3- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de vigilância sentinela de doenças neuroinvasivas por arbovírus. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_sentinela_doencas_arbovirus.pdf. MANUAL MSD versão Saúde para a família. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,- da-medula-espinal-e-dos-nervos/doen%C3%A7as-dos-nervos-perif%C3%A9ricos/s%C3%ADndrome-de-guillain-barr%C3%A9-sgb.