DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE INFECÇÕES GASTROINTESTINAIS
As infecções gastrointestinais estão entre as infecções mais comuns. Felizmente, na grande maioria das vezes, elas não são graves e são autolimitadas. Contudo, alguns patógenos podem causar, além da inflamação da mucosa (gastroenterite), doenças mais graves e potencialmente fatais, principalmente naqueles indivíduos considerados como grupos de risco como os recém-nascidos, lactentes, pessoas imunocomprometidas ou idosos. As infecções gastrointestinais podem ser causadas por vírus, bactérias , fungos e protozoários e, geralmente, causam sintomas como diarreia, vômitos e dor abdominal. Os patógenos, na maioria das vezes, são transmitidos por água e alimentos contaminados.
Importância
As infecções que causam diarreia são a segunda maior causa de morbidade e mortalidade de crianças no mundo, provocando cerca de 1,5 milhões de mortes por ano. Além disso, algumas infecções gastrointestinais são altamente transmissíveis e podem causar surtos regionais de doenças diarreicas, exigindo um acompanhamento ambulatorial ou hospitalar dos infectados, assim como o estabelecimento de ações governamentais para implementação de rastreio e monitoramento epidemiológico e medidas de controle da transmissão.
Infecções bacterianas
As bactérias são os agentes causadores das infecções gastrointestinais mais graves. Entre as principais responsáveis por essas infecções, podemos destacar: Campylobacter (agente etiológico prevalente em crianças com idade inferior a dois anos), Clostridium difficile (comum em ambientes hospitalares e clínicas), Escherichia coli (principal causa de diarreia nos países em desenvolvimento), Helicobacter pylori (principal causa de gastrite) e Staphylococcus aureus (principal causa de intoxicação alimentar).
Exames disponíveis
Seguem abaixo os exames oferecidos pelo laboratório para o diagnóstico das infecções gastrointestinais bacterianas:
Infecções virais
Os vírus são os principais causadores de diarreias infecciosas agudas. Entre as causas de gastroenterite viral, o Norovirus é o agente etiológico mais comum, causando mais de 90% dos casos de doença gastrointestinal infecciosa. Além desse vírus, o Adenovírus e o Rotavírus (causa mais comum de diarreia em bebês e crianças) também podem causar gastroenterites infecciosas.
Exames disponíveis
Seguem abaixo os exames oferecidos pelo laboratório para o diagnóstico das infecções gastrointestinais virais:
Painéis
Algumas infecções gastrointestinais podem ser potencialmente fatais, por esse motivo, para agilizar o diagnóstico e início do tratamento do paciente, o laboratório oferece o painel abaixo, que analisa em um único exame os principais patógenos envolvidos com infecções do sistema gastrointestinal.
*Verificar cobertura pelo convênio da sua região.
Diferenciais
• Alta especificidade e sensibilidade: com menor taxa de resultado falso-positivo.
• Pode ser utilizado como metodologia confirmatória da infecção.
Indicações
• Indivíduos com sintomas de infecção gastrointestinal que pertençam a grupos de risco (recém-nascidos, imunocomprometidos e idosos acima de 70 anos).
• Casos de desidratação grave nas quais o tratamento não está sendo eficaz.
• Diarreias nosocomiais e/ou institucionais.
Como solicitar?
Descrever o patógeno que se deseja pesquisar e detalhar no pedido médico que a metodologia desejada é por PCR.
Exemplo 1: Pesquisa de Norovírus nas fezes por PCR.
Exemplo 2: Painel molecular para doenças diarreicas - DB Molecular.
Referências
1 - https://academic.oup.com/cid/article/32/3/331/282348
2 - https://www.medicinanet.com.br/conteudos/acp-medicine/6751/infeccoes_no_trato_gastrointestinal.htm
3 - https://www.msdmanuals.com/pt-br/prossional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/gastroenterite/gastroenterite
4 - https://www.sanarmed.com/resumo-sobre-infeccao-intestinal-completo-sanarix