INFECÇÕES OPORTUNISTAS EM TRANSPLANTES

Infecções oportunistas em pacientes transplantados representam um risco significativo devido à imunossupressão necessária para prevenir a rejeição do órgão transplantado. Essas infecções podem ser causadas por uma ampla variedade de patógenos, incluindo vírus, bactérias, fungos e parasitas, que geralmente não causam doenças em indivíduos com um sistema imunológico saudável.

Para minimizar o risco de morbidade e mortalidade associada às infecções oportunistas, é importante garantir a vigilância contínua. Os exames moleculares são importantes ferramentas para garantir o melhor resultado possível para pacientes transplantados, possibilitando que os principais vírus oportunistas sejam identificados com alta sensibilidade e especificidade.

 

Conheça os principais vírus oportunistas em pacientes transplantados

INFECÇÕES OPORTUNISTAS EM TRANSPLANTES

 

Traga segurança e tranquilidade no monitoramento e no acompanhamento de pacientes transplantados permitindo uma rápida detecção e quantificação de infecções oportunistas e patógenos causadores de etiologias suspeitas. Conheça os exames moleculares para diagnóstico de infecções oportunistas em transplantes.

 

Exames disponíveis para diagnóstico de infecções oportunistas em transplantes

INFECÇÕES OPORTUNISTAS EM TRANSPLANTES

*Após a chegada da amostra no laboratório. Consulte com seu representante a disponibilidade desse exame na sua região.

O tempo e a assertividade do diagnóstico molecular possibilitam um tratamento mais precoce e específico, que faz toda a diferença para a saúde do paciente.

 

Indicações

• Sinais e sintomas suspeitos de infecções oportunistas;
• Monitoramento pós-transplante para detecção precoce de patógenos, especialmente em pacientes com alto risco de infecção por esses vírus;
• Pacientes com imunossupressão significativa com risco aumentado de infecções oportunistas;
• Antes de ajustar a terapia imunossupressora;
• Para monitorar a resposta ao tratamento antiviral e ajustar a terapia conforme necessário;
• Em pacientes com histórico de infecções oportunistas, para monitoramento regular a fim de prevenir recorrências.

 

Como solicitar?

Descrever o vírus que se deseja pesquisar e detalhar no pedido médico que a metodologia desejada é por PCR. Se possível, usar o código do exame descrito no quadro.

Exemplo 1: Pesquisa de citomegalovírus por PCR. (CMVEX)
Exemplo 2: Detecção e quantificação de Poliomavírus por PCR. (POLQTX)

 

INFECÇÕES OPORTUNISTAS EM TRANSPLANTES

 

Referências

Kumar R, Ison MG. Opportunistic Infections in Transplant Patients. Infect Dis Clin North Am. 2019;33(4):1143-1157. doi:10.1016/j.idc.2019.05.008
J.A. Fishman, Infection in Organ Transplantation, American Journal of Transplantation, Volume 17, Issue 4, 2017, Pages 856-879, ISSN 1600-6135, https://doi.org/10.1111/ajt.14208.

Encontre um Laboratório Parceiro

Laboratórios Parceiros

Encontre um Laboratório Parceiro

Encontrar