MICROBIOMA
O corpo humano é repleto de micro-organismos vivos que participam de diversas funções essenciais para o funcionamento fisiológico. Há diferenças entre a proporção e a diversidade de espécies de bactérias patogênicas, comensais e simbióticas, de acordo com os locais que habitam, como a pele, os olhos, a boca, o trato genital e o trato gastrintestinal.
A comunidade de micro-organismos e seus genes recebem o nome de microbioma.
O microbioma intestinal é o mais bem estudado e de maior abundância. Ele é composto por cerca de 1,3 vezes mais células microbianas que humanas e mais genes microbianos que humanos. Esses genes, assim como os produtos sintetizados por essas bactérias, interagem com o organismo humano, gerando estímulos que modulam processos fisiológicos.
Assim, o microbioma intestinal tem diversas funções, como a produção de algumas vitaminas, digestão de fibras alimentares, proteção contra micro-organismos patogênicos, estimulação do sistema imunológico, ativação e inibição da ação de medicações, modificação do humor através da produção de neutrotransmissores, entre outros.
Por que fazer a análise do microbioma?
Porque essa análise permite identificar alterações na diversidade microbiana que podem estar associadas a doenças, a fim de contribuir para as definições terapêuticas clínica e nutricional. É um exame não invasivo, livre de agulhas ou procedimentos para a realização dele.
Patologias associadas a quadros de disbiose
Diversas alterações do microbioma já foram relatadas na literatura e podem ser avaliadas por este exame, envolvendo diversas condições clínicas como o diabetes melitus tipo 2, doenças inflamatórias intestinais (colite ulcerativa e doença de Crohn), obesidade, pré-diabetes, cálculo renal, constipação, doença hepática gordurosa não-alcoólica, flatulência, doença renal crônica e aterosclerose.
Vantagens do microbioma DB Molecular:
• Utilização da tecnologia moderna de Sequenciamento de Nova Geração (NGS) para identificação de
bactérias e suas proporções com acurácia;
• Métricas de qualidade do Sequenciamento demonstradas no laudo;
• Expertise em Bioinformática para a análise dos dados;
• Análise do microbioma baseada em estudos clínicos bem desenhados e pautados na atualização de estudos científicos;
• Laudo personalizado contemplando possibilidades terapêuticas individualizadas e apontamentos de quadros de disbiose associados a patologias descritas em literatura médica;
• Contribuição no desenvolvimento e na aplicação de conhecimento sobre microbioma para melhorar a saúde humana, a Biotecnologia e as ciências da vida em geral.
Como solicitar?
1) A coleta é realizada em um kit específico, que deve ser solicitado por email via endereço eletrônico kits.molecular@dbdiagnosticos.com.br com antecedência e após o agendamento do exame;
2) É obrigatório o envio de pedido médico e formulário específico (enviado juntamente com o kit) devidamente preenchidos.
Referências
1. FINDING diversity in the microbiome. Nat Med. jun. 2019, v. 25, n. 863. Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41591-019-0494-
2. LLOYD-PRICE, J. et al. Multi-omics of the gut microbial ecosystem in inflammatory bowel diseases. Nature, 2019, v. 569, 655-662.
3. PROCTOR, L. M. et al. The Integrative Human Microbiome Project. Nature. 2019, v. 569, p. 641-648. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41586-019-1238-8
4. SENDER, R.; FUCHS, S., MILO, R. Revised estimates for the number of human and bacteria cells in the body. PLoS Biol. 2016, v. 14, n. 8.
5. VALLES-COLOMER, M. et al. The neuroactive potential of the human gut microbiota in quality of life and depression. Nat Microbiol. 2019, v. 4, p. 623-632.