TESTE DO PEZINHO - TRIAGEM NEONATAL
Triagem Neonatal A Triagem Neonatal, mais conhecida como Teste do Pezinho, é um conjunto de exames laboratoriais preventivos realizados logo após o nascimento ou nas primeiras semanas de vida do bebê. Esse teste é responsável pela identificação precoce de doenças genéticas, metabólicas, endócrinas e infecciosas que podem colocar em risco a vida ou prejudicar os desenvolvimentos somático, neurológico ou psíquico do recém-nascido.
No DB, oferecemos diversos perfis de Teste do Pezinho, compostos por vários exames, que investigam diferentes grupos de doenças. No Brasil, o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PMNT) estabelece o rol mínimo de doenças que devem ser rastreadas de forma obrigatória, classificado como “Perfil Básico”.
Os perfis podem ser complementados com outros exames, de acordo com a necessidade, por meio de um vasto portfólio de exames disponíveis.
O Teste do Pezinho é um exame de triagem. Em situação nas quais o resultado está alterado, é indispensável a avaliação médica para verificar a necessidade de coletar uma nova amostra para confirmação em metodologia específica.
Alguns cuidados pré-analíticos são fundamentais para garantir bons resultados do Teste do Pezinho:
• Coleta realizada por profissional capacitado;
• Amostra deve ser coletada entre o 3º e o 7º dia de vida;
• A quantidade de sangue deve ser suficiente para todas as análises;
• Armazenamento em condições adequadas.
Situações em que podem ocorrer resultados falso-positivos
Situações em que podem ocorrer resultados falso-negativos
No DB, o setor de Neonatologia dedica-se à realização desses exames com equipamentos de alta qualidade e eficiência, além de possuir uma Assessoria Científica especializada para suporte de qualquer necessidade, como dúvidas, orientações e discussão de casos clínicos.
Para mais informações, acesse o Guia de exames em nosso site: dbdiagnosticos.com.br
Referências
1. TEMKATE, L. P. Cystic fibrosis in the Netherlands. Int. J. Epidemiol., v. 6, p. 23-34, 1977.
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde, Coordenação-Geral de Atenção Especializada. Manual de Normas
Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
3. ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Triagem neonatal. Disponível em:
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/@@search?SearchableText=triagem+neonatal.